
A ampliação da carga horária de Sociologia no Ensino Médio e a inclusão da disciplina no Ensino Fundamental foram reivindicadas por representantes da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), em reunião, nesta terça-feira (30), com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e intermediada pelo deputado estadual Goura (PDT).
Participaram da reunião pela Seed Camila Prade Conte, chefe de gabinete, Vanessa Ruthes, coordenadora de Ensino Médio, e Camila Fernandes Roberto, coordenadora de Currículo. Pela Abecs estiveram presentes as professoras Luciane Jovinski, Vani do Espírito Santo e Edimara Domingues de Oliveira.
As docentes argumentaram que a atual redução para uma única aula semanal inviabiliza o desenvolvimento do pensamento crítico, limita a preparação para o ingresso no ensino superior e acentua a desigualdade em relação à rede privada.
Formação cidadã
Goura ressaltou sua experiência como professor e filósofo formado pela UFPR para destacar o papel estratégico da Sociologia na escola. “A Sociologia é fundamental para interpretar a realidade. Ela complementa a Filosofia, a História, a Geografia e até a Matemática. Essa integração fortalece a capacidade de análise crítica e amplia a consciência cidadã dos estudantes”, argumentou.
O deputado acrescentou que a disciplina é decisiva tanto para a vida acadêmica quanto para a formação democrática. “É a Sociologia que ensina direitos civis, sociais e políticos, explica o processo eleitoral, mostra as formas de participação política e ajuda a compreender nossa cultura e identidade”, disse Goura.
Valorizar a Sociologia significa abrir caminhos para o ensino superior e fortalecer a cidadania”, destacou Goura.
Reivindicação reconhecida
A chefe de gabinete reforçou que a pauta chega em sintonia com o processo de discussão do novo currículo que acontece na secretaria e é definido por lei.
“As reivindicações chegam em um momento oportuno, quando discutimos o novo currículo do Ensino Médio. Este é o momento adequado porque estamos trabalhando na reformulação dos itinerários e estudando o aprofundamento das disciplinas, como a Sociologia”, explicou Camila.
A coordenadora de Ensino Médio da Seed, reconheceu o papel estratégico da disciplina na formação cidadã.
“Nós, na Secretaria, concordamos com os argumentos sobre a importância da Sociologia e a necessidade de ampliar a carga horária, além de ofertar a disciplina também como introdução no Ensino Fundamental”, afirmou Vanessa.
Segundo elas, o processo é conduzido por meio de consulta pública e deve ser concluído até o final do ano. “Entendemos as reivindicações e elas serão consideradas”, disseram.
Garantir mais aulas
Para os representantes da Abecs, a ampliação da carga horária permitiria garantir, no mínimo, duas aulas semanais em todos os três anos do Ensino Médio. Também defendem que a disciplina seja ofertada como introdução nos últimos anos do Fundamental.
“A medida reforçaria a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, que frequentemente abordam temas ligados à análise social, além de assegurar uma formação cidadã mais consistente”, destacou a professora Edimara.
Para a professora Luciane, a Sociologia no currículo estadual é condição indispensável para formar jovens preparados para a cidadania, para o mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos.
“Nossa expectativa é de que a Secretaria da Educação leve a proposta em conta na elaboração da nova matriz curricular prevista para 2026”, reivindicou.