Notícia Destaque

Deputado Marcelo Rangel (pps)

16h49
por Osni Gomes / 41 9161-5680 / www.marcelorangel.com.br
2 min de leitura
359 visualizações
Um projeto do deputado Marcelo Rangel (PPS), aprovado por unanimidade na Assembléia, aguarda sanção do governo para implantar nas unidades públicas estaduais o Programa de Prevenção e Tratamento da Anorexia, Bulimia e Transtornos Alimentares.Com o projeto em vigor o governo deverá destinar locais específicos com condições técnicas e instalações físicas com disponibilidade para internações hospitalares, atendimento ambulatorial especi­alizado e assistência aos pacientes e seus familiares por uma equipe multidisci­plinar composta por profissionais da saúde habilitados para o tratamento.Segundo a justificativa do deputado Rangel, “os transtornos alimentares constituem uma verda­deira “epidemia” que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas, acometendo, sobretudo, adolescentes e adultos jovens. Quais serão os sintomas dessa epidemia emocional? De um modo geral, o pensamento falho e doentio das pessoas portadores dessas patologias se caracteriza por uma obsessão pela perfeição do corpo. Na realidade, trata-se de uma “epidemia de culto ao corpo”.Essa “epidemia” se multiplica numa população patologicamente preocupada com a perfeição do corpo e que está sendo afetada por alterações psíquicas caracteri­zadas por distúrbios na representação pessoal do esquema corporal.Os transtornos alimentares vêm aumentando sua incidência perigosamente e já começa a alarmar especia­listas médicos, sociólogos e autoridades sanitárias. Diante desse quadro é importante que a saúde pública também dê a sua contribuição no sentindo de prevenir esses males, atuando com um programa preventivo que poderá economizar vidas e garantir a saúde para muitas pessoas
Compartilhar: