Deputados estaduais se reúnem nesta quinta-feira (17), às 10 horas, com a reitora Berenice Jordão e outros dirigentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para obter informações sobre as principais dificuldades e demandas da instituição. Os parlamentares da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa querem diagnosticar a situação das sete universidades mantidas pelo Governo do Estado, para depois buscar soluções conjuntas.
A reunião na Reitoria da UEL é a primeira da Comissão presidida pelo deputado Tercílio Turini (PPS). No dia 1º de outubro os parlamentares visitarão a UEM, em Maringá, e na sequência as outras cinco universidades. Após os encontros com os dirigentes, será realizada audiência pública para definição de estratégias e plano de ações visando o fortalecimento das instituições de ensino superior do Estado.
As sete universidades estaduais têm aproximadamente 105 mil alunos em 311 cursos de graduação, 162 de mestrado, 67 de doutorado e 209 de especialização. São 7.860 docentes (85% mestres e doutores) e 8.945 agentes universitários. Também contam com quatro hospitais universitários, somando 852 leitos. Além da UEL e da UEM, o Paraná mantém a Unioeste (Cascavel), UEPG (Ponta Grossa), Unicentro (Guarapuava), UENP (Jacarezinho e Bandeirantes) e Unespar (Curitiba e outras cidades). “As universidades são um dos maiores patrimônios do Paraná, produzem conhecimento, ciência e tecnologia. Formam profissionais e atendem a comunidade em diversas áreas sociais, especialmente na saúde”, destaca Turini, acrescentando ainda a importância como geradoras de riquezas e desenvolvimento intelectual, econômico e social.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.