
Para celebrar o Dia Estadual da Juventude Rural, a ser comemorado em 15 de julho, o deputado Professor Lemos (PT) promove audiência pública nesta terça-feira (15), a partir das 10 horas, no Auditório Legislativo. Durante o evento, também será debatida a importância de políticas públicas específicas para os jovens que vivem no campo, com o objetivo de incentivar a sucessão familiar e despertar nos jovens o interesse em permanecer na agricultura. “É preciso assegurar aos jovens as oportunidades que o campo oferece”, afirmou Lemos.
O deputado é um dos autores da Lei nº 20.400/2020, que instituiu o Dia Estadual da Juventude Rural, a ser comemorado em 15 de julho. A legislação considera como juventude rural o filho ou filha de agricultor, proprietário, meeiro, arrendatário, acampado, assalariado, assentado rural ou agricultor de comunidades tradicionais, com até 35 (trinta e cinco) anos de idade, cujas atividades estejam ligadas predominantemente à agricultura e à pecuária. A lei também é assinada pelos deputados Requião Filho, Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT) e o ex-deputado estadual e atual deputado federal Tadeu Veneri (PT).
Lemos também é autor do Projeto de Lei 313/2022, que institui o Programa Bolsa Juventude Rural. Atualmente, há um êxodo dos jovens do campo e o envelhecimento da população. Para minimizar os efeitos ou reverter esse quadro, é necessário adotar ações que criem condições favoráveis para que os jovens rurais tenham a possibilidade de optar pela permanência no campo como projeto de vida.
Diante disso, o programa objetiva disponibilizar bolsas mensais para jovens entre 15 e 29 anos, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais com pedagogia da alternância. “Com a proposta, queremos democratizar o acesso e a permanência no ensino médio e melhorar as condições de permanência do jovem no meio rural”, afirmou. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2020 revela que há 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos no meio rural brasileiro.
Serviço:
Audiência Pública – Dia Estadual da Juventude Rural
Dia: 15/07
Horário: 10 horas
Local: Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná