Dez fotografias em preto e branco retratam portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situações onde demonstram carinho, interação, companheirismo desmistificando a visão que se tem do autismo. É “A outra face do Autismo”, da fotógrafa Pamela Oms. Pamela tem um filho autista, e conta que a exposição surgiu justamente para que as pessoas pudessem conhecer esse outro lado dos portadores do transtorno.
(Sonora)
As famílias retratadas fazem parte do grupo Anjo Azul, que apoia familiares de crianças, adolescentes e adultos com autismo, que conta com milhares de pessoas que se encontram e trocam experiências e se ajudam, afinal, pouco se fala do transtorno. No Paraná, os dados do grupo apontam que existem em torno de 400 mil autistas. E a exposição tem o objetivo de dar visibilidade a essas pessoas e minimizar o preconceito que há em relação elas.
Trazer a mostra para o espaço Cultural da Assembleia Legislativa foi uma iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT), que preside a Comissão de Cultura da Casa e que é autor da Lei que instituiu as diretrizes para a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Ele diz que a exposição é parte de uma série de eventos que a Assembleia vai promover sobre o tema.
(Sonora)
A exposição pode ser vista até sexta-feira (1º). É nesse dia também que acontece, no Plenarinho, a partir das 9 horas, um seminário que vai debater o mesmo tema: “A outra face do Autismo” , por autoridades, especialistas e ativistas. O objetivo, segundo Péricles de Mello, é construir uma política de estado para a inclusão dos portadores de autismo.
(Sonora))
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.