Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio promoveu audiência em Ponta Grossa

24/05/2016 17h43 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar
Deputado Marcio Pauliki (PDT) da Frente Parlamentar Contra Prorrogação dos Contratos de Pedágio.

Deputado Marcio Pauliki (PDT) da Frente Parlamentar Contra Prorrogação dos Contratos de Pedágio.Créditos: Michele De Geus

Deputado Marcio Pauliki (PDT) da Frente Parlamentar Contra Prorrogação dos Contratos de Pedágio.

Na noite da última segunda-feira (23), a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou a primeira audiência pública em Ponta Grossa. Mais de duzentas pessoas e dez deputados estaduais estiveram presentes no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).

De acordo com o deputado Marcio Pauliki (PDT), a participação popular surpreendeu. “Ponta Grossa disse que não vai aceitar a renovação dos contratos de pedágio nos moldes atuais. É uma imensa alegria ver que as pessoas estão atentas a essa discussão e mobilizadas para lutar ao nosso lado”, frisa.

Para o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Carga de Ponta Grossa (Sindiponta), Mauri Bevervanço, a luta dos parlamentares é muito importante. “O Sindiponta é a favor da continuidade dos contratos de pedágio até o seu final, com as obras concluídas e daí a abertura de uma nova licitação. O novo contrato precisa ser muito transparente, pois a sociedade não participou dos vigentes. O pedágio atinge toda a população e uma renovação por mais 30 anos vai ficar muito obscura para nós. Quem paga é a sociedade, afinal os valores do pedágio são transferidos para as mercadorias também”, lembra.

Carlos Silva, da Associação dos Representantes Comerciais de Ponta Grossa, também defende a realização das obras que estavam previstas e a abertura de uma nova licitação. “Às vezes nós vemos obras sendo realizadas, mas não temos certeza de que os investimentos foram contratados. Mais uma vez a gente bate na tecla: será que os preços são compatíveis com o que está sendo feito?”, questiona.

“Em qualquer comércio, você tem uma parte do custo do produto que as pessoas pagam em razão do pedágio caro. O trabalho da Frente Parlamentar é ótimo para que a decisão sobre a renovação não fique na mão de poucas pessoas”, frisa Sérgio Leopoldo, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). “O pedágio fere de morte a economia do Paraná. A Câmara é contra a renovação automática dos contratos e nós vamos trabalhar aqui em Ponta Grossa para que seja aberta uma nova licitação e que o povo do Paraná possa pagar um preço justo”, afirma Sebastião Mainardes, presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa.

A Frente Parlamentar irá pedir a inclusão na pauta da Assembleia Legislativa do projeto de lei nº 21/2013, que obriga a aprovação pelo Legislativo estadual de qualquer alteração nos contratos de pedágio (renovação, aditivos, entre outros), de autoria dos deputados Douglas Fabrício e Tercílio Turini. Os deputados também irão solicitar a formação da comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe consulta popular para a renovação dos atuais contratos, do deputado Paranhos.

Também estiveram presentes na audiência pública os deputados Ademir Bier, Tercilio Turini, Péricles de Mello, Marcio Pauliki, Chico Brasileiro, Anibelli Neto, Nelson Luersen, Evandro Araújo e Cobra Repórter. Em seguida, acontecerão audiências públicas em Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho; e Londrina e Maringá, no dia 8 de julho.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação