Deputado Tercílio Turini (PPS), representando o Poder Legislativo, e o governador Beto Richa (PSDB) entregam Menção Honrosa a pioneiro de Londrina.Créditos: Celso Pacheco
A homenagem a 104 pioneiros na comemoração dos 80 anos de Londrina foi um dos momentos mais marcantes das festividades de aniversário da cidade, transformada na sede política e administrativa do Governo do Estado na última quarta-feira (10), em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do Paraná. Durante solenidade na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), o governador Beto Richa e o deputado estadual Tercílio Turini (PPS) entregaram aos homenageados diplomas de Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa.
O governador saudou os homenageados e lembrou que muitos deles conviveram com seus avós em Londrina. Também recordou de momentos de sua infância e adolescência em diversos locais da cidade onde nasceu. Agradeceu pelo trabalho e dedicação de todos. “Vocês fizeram e ainda fazem muito por Londrina e o Paraná. Recebam toda minha gratidão”, disse Beto Richa.
O deputado Tercílio Turini, que propôs a homenagem aos pioneiros e também a transformação da cidade em Capital do Estado na data do aniversário, destacou a diversidade de culturas e raças que tanto engrandece Londrina. “Essa mistura de tradições, hábitos e costumes que faz da nossa cidade um lugar cheio de vida, cosmopolita, de convivência harmônica, onde um aprende com o outro, onde trabalho, dignidade e honra se sobressaem mesmo nos momentos mais difíceis”, afirmou. Segundo o parlamentar, a homenagem da Assembleia Legislativa era um reconhecimento por tudo que aqueles pioneiros fizeram por Londrina, representando apenas uma parte de tudo que eles merecem pelas contribuições na colonização ou nas suas atividades profissionais, por tudo que deram para a formação da cidade. “Mas tenham certeza: é uma homenagem com muito carinho e gratidão. Me sinto honrado por ter participado diretamente na concretização desse ato histórico, desse momento que ainda vai estar nos livros sobre a história de Londrina”, acrescentou.