Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

HU alavancou Londrina como centro de referência na saúde, ressalta deputado estadual Tercilio Turini

Deputado Tercílio Turini (CDN) primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, durante solenidade dos 50 anos do HU.
Deputado Tercílio Turini (CDN) primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, durante solenidade dos 50 anos do HU. Créditos: Cesar Ota

A Universidade Estadual de Londrina e o Hospital Universitário são um dos principais patrimônios do Paraná, instituições que contribuem no desenvolvimento social, econômico, cultural e científico do estado. "Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história", afirmou o deputado estadual Tercilio Turini (CDN), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, na cerimônia de comemoração dos 50 anos do HU, na noite de quinta-feira (30), no Cine Teatro Ouro Verde.

Falando em nome da Assembleia Legislativa, especialmente dos deputados Tiago Amaral (PSB), Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSC) e Márcio Pacheco (PDT), também presentes, Tercilio Turini lembrou com carinho do seu trabalho como professor de Medicina, médico e diretor do HU. "É uma ligação muito forte, inclusive faço aniversário no mesmo dia da criação do HU, em 1º de agosto", relatou.

O deputado citou que o curso de Medicina e o HU tiveram grande relevância na descentralização do atendimento à saúde. "Foi a partir de estudos e ações da UEL que Londrina começou a construir unidades básicas de saúde nos bairros, modelo que serviu de exemplo para o Brasil e deu origem ao SUS", disse Tercilio Turini. 

O trabalho na formação de profissionais em diversas áreas da saúde, o compromisso do atendimento gratuito aos paranaenses e pacientes de outros estados, o desenvolvimento da ciência médica e de novas tecnologias, o trabalho de referência na pandemia e diversas outras ações sociais mostram como o HU é importante para todo o Paraná, comentou o deputado.

Tercilio Turini agradeceu a toda equipe pela dedicação no acolhimento aos pacientes. "Atuar em hospital é uma atividade complexa, exige preparo técnico e equilíbrio emocional. Diariamente a gente acompanha a dor das pessoas e o sentimento de familiares. Mas também é muito gratificante quando contribui para salvar vidas, para curar e recuperar o paciente", declarou. 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação