Maringá será a primeira cidade a receber a visita do Comboio da Cidadania, nesta quinta-feira (2). Criado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso (CRIAI) da Assembleia Legislativa, o Comboio é integrado por diversas instituições e entidades parceiras, como as promotorias do Ministério Público do Paraná, juízos do Tribunal de Justiça, comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), conselhos estaduais da criança, adolescente e idoso, associações e câmaras de vereadores. “A ideia do comboio nasceu da necessidade das entidades e da própria Assembleia de verificar de perto, in loco, se os direitos desses grupos sociais estão sendo respeitados em todo o estado”, comentou o presidente da comissão, deputado Leonaldo Paranhos (PSC).
Diligências – Durante a visita a Maringá, os deputados que integram a CRIAI e parceiros farão diligências fiscalizatórias em locais ainda a serem definidos com a finalidade de verificar o cumprimento da legislação que garante direitos às crianças, adolescentes e idosos. Também está prevista uma audiência pública na Câmara Municipal, às 18 horas, para debater questões relativas à violação desses direitos. “Faremos ações integradas e de surpresa com as demais entidades que participam do comboio com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da legislação”, informou Paranhos.
Ainda como parte das atividades do Comboio da Cidadania, uma tenda será instalada na Praça Raposo Tavares, no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, com o objetivo de receber e registrar denúncias da população de Maringá e região quanto a maus tratos, agressões e abusos contra crianças, adolescentes e idosos.
A CRIAI é composta pelos deputados Paranhos (PSC), Cantora Mara Lima (PSDB), Anibelli Neto (PMDB), Cristina Silvestri (PPS), Maria Victoria (PP), Marcio Pacheco (PPL) e Professor Lemos (PT).