A Semana Nacional de Trânsito, que se encerrou ontem e cujo tema principal abordou a segurança dos motoqueiros, foi bastante produtiva, afirmou o deputado Mauro Moraes (PMDB). Para o parlamentar, as discussões, em nível nacional, acionaram vários setores que dizem respeito aos condutores de motos, entre eles representantes de órgãos de trânsito estaduais e municipais, dos ministérios da Saúde, dos Transportes e do Trabalho e das entidades que reúnem motocicletas, além de especialistas na área. Os debates giraram em torno, principalmente dos chamados moto-boys e mototáxis (que em Curitiba ainda são muito raros), que se utilizam do veículo para fazer entregas ou que exercem atividades remuneradas dirigindo motocicletas.Autor de projeto que isenta as motocicletas de pagamento de pedágio, o parlamentar busca soluções para melhorar as condições destes trabalhadores. Segundo Moraes, há necessidade de se obrigar as empresas que contratam motociclistas a pagar seguros de vida, a criar uma efetiva fiscalização do vínculo empregatício e da jornada de trabalho destes profissionais, entre outras coisas, que teriam que ser instituídas através de projetos de lei na Câmara Federal.Moraes destacou, ainda, a importância das discussões técnicas entabuladas nesta Semana de Trânsito, para que fossem analisadas propostas de definição do tipo de capacete para motos e o tamanho correto para o baú usado para transporte de pequenas cargas nestes veículos.O parlamentar entende que a regulamentação da atividade poderá ajudar a reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas no País. “O objetivo é proteger o condutor de motos”, afirmou. É importante lembrar que o número de motocicletas no Brasil já ultrapassa a casa dos 7 milhões, representando 17% da frota total de veículos, e o índice de acidentes, principalmente os fatais, cresce acima do razoável, entre os motociclistas.Suman GaertnerAssessoria de ImprensaDeputado Estadual Mauro MoraesFone: (41) 3350-4029imprensa@mauromoraes.com.brwww.mauromoraes.com.br