Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Nova fase da revisão biométrica pode garantir ao Paraná 100% dos eleitores identificados pela digital

Presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), foi convidado para participar do lançamento da nova etapa de recadastramento em Umuarama.


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quinta-feira (23) para convidar pessoalmente o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), para o lançamento da expansão da revisão do eleitorado com identificação biométrica no Paraná. A solenidade acontece no dia 3 de abril, em Umuarama, a maior cidade a fazer parte do processo de biometria nesta fase.

A Assembleia Legislativa e os 54 deputados estaduais estão empenhados em colaborar com o recadastramento biométrico, levando informações para a população e conscientizando os líderes municipais a apoiarem o TRE-PR em todo o processo. “Nós somos a Casa do Povo, na qual todos que aqui estão são eleitos pelo voto popular. Portanto, nada mais justo do que darmos o nosso apoio para que possamos ter essa ação concluída”, afirmou o deputado Traiano.

Nesta fase, serão recadastrados e identificados biometricamente 2,1 milhões de eleitores que votam em 160 municípios paranaenses. O trabalho acontecerá gradativamente até março de 2018, para atingir, no mínimo, 85% do eleitorado. No entanto, a meta do TRE-PR para as eleições de 2018 é muito mais ousada. “Pretendemos fechar o estado, que será o único de grande porte a ter as eleições do ano que vem completamente biometrizadas”, ressalta o desembargador Xisto Pereira.

Até agora, o Paraná já tem mais de quatro milhões de eleitores identificados biometricamente, o que representa 54% do eleitorado, em 70 cidades. A experiência com a votação por meio da biometria tem sido muito positiva, confirmando a importância do processo. “Com a biometria não há possibilidade de ocorrer fraude, ou seja, um eleitor votar pelo outro. Esse é o principal item: a segurança. Também temos celeridade na hora da votação. Aqui em Curitiba, nós somos 1,3 milhões de eleitores e nas eleições municipais nenhuma seção eleitoral contou com fila”, destacou o presidente do TRE-PR.

Segundo Traiano, o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral no Paraná é um exemplo para o país. “Mais uma vez o Paraná sai na frente. É um estado de vanguarda. O Tribunal Regional Eleitoral do nosso estado é modelo para o Brasil. Nas últimas eleições foi o primeiro estado a anunciar o resultado e isso é fruto da determinação, da competência e da qualidade do trabalho feito pela equipe do TRE. Nós temos que elogiá-los”.

A revisão biométrica é um procedimento obrigatório para o eleitor. Quem não comparecer terá o título cancelado, não poder votar, emitir CPF ou carteira de trabalho, nem assumir cargo público. Na próxima semana, o TRE-PR vai divulgar, no seu próprio site, a relação completa com as datas e com o nome dos municípios que farão o recadastramento biométrico.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação