
A realização de duas audiências públicas e o início do Parlamento Universitário, simulação que insere estudantes no dia a dia de uma Casa de Leis, compõem a agenda da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima semana. Estão marcados ainda uma sessão histórica e um lançamento literário.
Sessões plenárias e reuniões de Comissões, entre outras atividades atinentes à tramitação de projetos de lei, seguem suspensas por conta do recesso parlamentar regimental, que teve início na última quarta-feira (9). Elas retornam normalmente no dia 4 de agosto.
Convênio
A semana tem início com a assinatura de um termo cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara de Vereadores de Curitiba. O acordo, que não envolve recursos financeiros, permitirá que a TV Assembleia utilize o estúdio da Câmara para a gravação de programas de entrevista. Em contrapartida, a Casa de Leis municipal irá veicular programetes e boletins na TV Assembleia.
A parceria permitirá que a grade da TV Assembleia seja acrescida com três novos programas de entrevistas, além dos programas Assembleia Entrevista e Arte & Cultura, que já integram a programação do canal. A assinatura ocorrerá de segunda-feira (14), às 10h30.
Audiências
A violência política de gênero será debatida em audiência pública na terça-feira (15). Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a prática consiste em toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher, seja ela candidata ou política eleita. Proposta pela deputada Ana Júlia (PT), o evento ocorrerá no Plenarinho da Alep, tendo início às 9 horas.
A Lei nº 14.192/2021, que torna crime a prática, completou quatro anos em dia 8 de julho. Ela estabelece normas para prevenir, reprimir e combater as violências, alterando o Código Eleitoral, a Lei dos Partidos Políticos e a Lei das Eleições. A norma busca ainda garantir a participação plena e igualitária das mulheres na política.
Também na terça-feira (15), às 10 horas, será celebrado o Dia Estadual da Juventude Rural no Auditório Legislativo. A audiência pública, promovida pelo deputado Professor Lemos (PT), debaterá a importância de políticas públicas específicas para os jovens que vivem no campo. O objetivo é incentivar a sucessão familiar e despertar nos jovens o gosto por permanecer na agricultura.
Lemos é autor da lei 20.400/20, que instituiu o Dia Estadual da Juventude Rural. “Atualmente há um êxodo, por parte dos jovens, do campo e o envelhecimento da população. Para minimizar os efeitos ou reverter este quadro, mostram-se necessárias ações que criem condições favoráveis para que os jovens rurais permaneçam no campo como um projeto para sua vida”, destaca o parlamentar.
Dia do Patrono do Comércio do Paraná
Ainda na terça-feira (15), às 18h30, o deputado Ney Leprevost (União) promove uma sessão histórica alusiva ao “Dia do Patrono do Comércio do Paraná”. O dia 16 de julho é dedicado simultaneamente à comemoração nacional do “Dia do Comerciante” e ao “Dia do Patrono do Comércio Paranaense”, em homenagem a Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, assim reconhecido pela Lei estadual nº 18.148/2014, a partir de projeto do deputado Leprevost.
Na ocasião, o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná sediará a distribuição de uma série de homenagens a comerciantes que geram empregos e prosperidade para o povo paranaense, segundo o parlamentar.
Livro
O Salão Nobre da Alep receberá às 18 horas de quarta-feira (16) o lançamento do livro “Audiência no PAD e a Lei Estadual n.º 20.656/21", de autoria da advogada Liliane Pinheiro da Luz Schlindwein. A obra é resultado de pesquisas da autora sobre o impacto da norma que instituiu o Processo Administrativo Disciplinar aos servidores públicos do Estado do Paraná. O evento é proposto pelo deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.
Parlamento Universitário
Já na quinta-feira (17) tem início o Parlamento Universitário, organizado pela Escola do Legislativo da Alep. Ao todo, 54 estudantes de 26 instituições de ensino do Paraná viverão uma semana como deputados: vão propor leis, eleger um governador, participar de audiências públicas, formar comissões, articular alianças e votar em Plenário, entre outras atividades que compõem a rotina parlamentar. A simulação segue até o dia 25 de julho.
Dentre as novidades da edição deste ano está o Parlamento Universitário Comunicação, que prevê a inclusão de 46 estudantes de comunicação, de forma estruturada, na dinâmica. Eles vão ocupar postos de assessores parlamentares, jornalistas da instituição e repórteres, entendendo na prática as singularidades da comunicação institucional e do jornalismo político exercidos na Assembleia Legislativa do Paraná.