Parques do Paraná poderão ser geridos pela iniciativa privada

28/08/2019 17h28 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
O projeto do Poder Executivo, que autoriza o Governo a conceder a exploração de uso, total ou parcial, de parques e de áreas destinadas ao uso público nas unidades de conservação do estado, por meio de licitação, foi aprovado em segundo e terceiro turnos e em redação final nas sessões plenárias desta quarta-feira (28), uma ordinária e duas extraordinárias. Agora aguarda sanção ou veto do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

À proposta original, foram incorporadas duas emendas. Uma do deputado Goura (PDT), apoiada por diversos deputados, e outra de Tadeu Veneri (PT). A emenda de Veneri, prevê que a exploração seja exclusivamente para o uso sustentável das unidades de conservação. Já a de Goura estabelece um prazo de 15 anos para as concessões e determina ainda que os editais de licitação deverão prever o custeio e investimentos por parte das concessionárias, a contratação preferencial de mão de obra, bens e serviços locais, além de gratuidade e tarifas especiais que visem promover o acesso das populações locais aos parques e às unidades de conservação.

 Segundo o líder do Governo na Assembleia, o deputado Hussein Bakri (PSD), a ideia é incrementar o turismo sustentável nos parques do Paraná, sem que o Estado perca o controle das unidades.

(Sonora)

Outros sete projetos de lei foram aprovados pelos deputados. Quatro deles também são de autoria do Poder Executivo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação