
Com o objetivo de valorizar a cultura motociclística no contexto da fé cristã, o deputado estadual Tito Barichello (União Brasil) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que institui o Dia Estadual do Motociclista Cristão no Paraná. A data proposta para a celebração é o segundo domingo de junho, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
A proposta reconhece um movimento crescente no estado: o de motociclistas cristãos que unem a paixão pelas motos com a vivência da fé por meio de ações sociais, encontros religiosos, orações coletivas e atividades missionárias. O deputado, que também é cristão e motociclista, afirma que “o projeto visa fortalecer os laços comunitários e promover o bem comum”.
A escolha da data tem relação direta com a Lei Federal nº 14.419/2022, que instituiu o "Dia Nacional do Cristão", celebrado no primeiro domingo de junho. Assim, o novo dia estadual proposto amplia o período de celebração da fé cristã, sem sobrepor ou ofuscar a data nacional, permitindo uma melhor organização de eventos e maior participação da comunidade.
“O Dia Estadual do Motociclista Cristão no Paraná é uma justa homenagem a um grupo que tem contribuído significativamente com ações de evangelização, solidariedade e integração social em nosso estado”, afirma Barichello.
A proposta segue agora para análise nas comissões temáticas da Alep antes de ser votada em plenário.