Secretário da Saúde presta contas à Comissão de Saúde Pública

07/06/2016 16h16 | por Claudia Ribeiro
Podcast
 

(Descrição do áudio))

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, prestou contas dos quatro primeiros meses de 2016 referentes às receitas e despesas da pasta aos parlamentares que integram a Comissão de Saúde Pública da Assembleia. Foi  nesta terça-feira (7) pela manhã, no auditório legislativo. 

  Como prevê a legislação, ao fim de cada quadrimestre,  o secretário precisa fazer a prestação de contas aos deputados. O secretário destacou a aplicação de pouco mais de 11% do orçamento na saúde até agora. Lembrou que a Saúde  deverá  cumprir a meta de ter 12%  do orçamento na área até o fim de 2016, já que é comum, em cada fim de quadrimestre, que se tenha usado 33% do orçamento. Enquanto que, neste período, já foram aplicados 35%.

(Sonora)

  As áreas prioritárias, de acordo com Caputo,  são investimentos nos municípios, urgência e emergência, aquisição de veículos e equipamento e incentivos a hospitais filantrópicos.

  Disse que programas com recursos do Governo federal,  como a Rede Cegonha, aqui, Mãe Paranaense,  que recebiam 30% da União, a partir de agora devem receber 70% graças ao auxílio do Ministro da Saúde, o paranaense Ricardo Barros. Assim, diz o secretário, não apenas esse programa, mas contas que são do Ministério da Saúde e que estavam e ainda estão sendo pagas pelo Estado,  podem ser assumidas pelo Governo Federal.

 (Sonora)

O secretário foi questionado  pelos integrantes da Comissão de Saúde Pública sobre obras e investimentos em hospitais do  interior e em programas como o Leite das Crianças e o próprio Mãe Paranaense. Eles também quiseram detalhes sobre a vacina contra a dengue, mas respondeu que falta a Anvisa (Agência nacional de Saúde) colocar preço para que o Estado possa adquirir.

  O presidente da Comissão, deputado Dr. Batista (PMN), disse que ficou satisfeito com mais uma prestação de contas feita pelo secretário e pela equipe da secretaria que participou e destacou que a Assembleia vai pressionar a Anvisa para agilizar a liberação da vacina contra a dengue.

(Sonora)

 Participaram  ainda da reunião os deputados Tercílio Turini (PPS), Chico Brasileiro (PSD), Nereu Moura (PMDB), Fernando Scanavaca (PDT), Nelson Luersen (PDT), Evandro Araújo (PSC), Márcio Pacheco (PPL), Cobra Repórter (PSD), Claudio Palozi (PSC). Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação