
Por proposição do deputado Ney Leprevost (União), a Assembleia Legislativa do Paraná realiza, no próximo dia 15 de julho, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Patrono do Comércio no Paraná e ao Dia do Comerciante, oficialmente comemorado em 16 de julho.
A solenidade celebra a memória de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, figura marcante da história paranaense e símbolo de bravura, empreendedorismo e compromisso com o bem coletivo.
Comerciante respeitado, o Barão foi responsável por impulsionar o desenvolvimento econômico de Curitiba no século XIX e tornou-se mártir ao perder a vida por defender a paz e o bem-estar da população durante a Revolução Federalista.
A data foi instituída pela Lei Estadual nº 18.148/2014, de autoria do deputado Ney Leprevost, como forma de eternizar o legado do Barão e valorizar os milhares de comerciantes que, diariamente, enfrentam os desafios do empreendedorismo no Brasil.
“Comerciantes são heróis anônimos. Geram empregos, movimentam a economia, sustentam famílias e enfrentam a alta carga tributária, a burocracia e a instabilidade com coragem. Homenagear essa classe é um ato de justiça e reconhecimento”, afirma o deputado.
O parlamentar ainda destaca que a solenidade será um momento de reconhecimento à importância dessa categoria profissional, que mantém viva a vocação comercial do Paraná desde os tempos do Barão do Serro Azul até os dias atuais. “Um tributo a todos que, com trabalho e perseverança, ajudam a construir um estado mais forte, justo e desenvolvido”, complementa Leprevost.
História
Considerado um dos maiores líderes políticos e empresariais do Paraná, o Barão do Serro Azul foi o primeiro presidente da Associação Comercial do Paraná e teve papel fundamental na modernização de Curitiba no final do século XIX — inclusive contribuindo para a construção do Passeio Público, o parque mais antigo da capital.
Reconhecido como Herói da Pátria em 2008, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Em 1894, durante a Revolução Federalista, foi executado por tentar proteger a população curitibana de ataques violentos. Sua trajetória representa coragem, espírito público e defesa do setor produtivo paranaense.
Serviço
Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Patrono do Comércio no Paraná
Data: 15 de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº