Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Traiano garante que projeto sobre os limites da APA da Escarpa Devoniana não será votado este ano

Em reunião com Comitê Pró-Escarpa o deputado disse que pretende esgotar o diálogo com todos os setores e atuar como mediador da proposta.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu integrantes do Comitê Pró-Escarpa Devoniana na manhã desta terça-feira (28) e assegurou que o projeto de lei nº 527/2016, propondo a nova delimitação da Área de Preservação Ambiental (APA) nos Campos Gerais, não será votado neste ano. Traiano compromete-se em esgotar o debate, ouvindo todos os segmentos acerca da iniciativa, até que a proposta seja enfim apreciada em Plenário.

“Estamos buscando uma forma de pacificar a questão. O projeto não estará na pauta neste ano. Vamos promover todas as discussões possíveis. Recebo o relatório de entidades, que são contrárias ao projeto. Vamos ouvir todos democraticamente e serei o mediador para construir uma alternativa. Não há nenhum tipo de pressão, até porque não temos prazo para votar este projeto”, disse o chefe do Legislativo.

Representes do Comitê trouxeram um parecer e solicitaram o encaminhamento do documento à Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Casa. Traiano, no entanto, explicou aos visitantes que o projeto igualmente será analisado pelo Conselho Gestor da área para que se manifeste sobre o projeto. “Vamos ouvir todo mundo, democraticamente. O Comitê Gestor também fará uma análise do projeto e vamos aguardar este posicionamento também. De qualquer forma, estamos abertos para promover esta discussão”.

O secretário-executivo da Cáritas Brasileira, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Amauri Antônio Mossmann, ressaltou a importância do diálogo com o presidente e com a Assembleia Legislativa. “Trouxemos um documento técnico contrário ao projeto. Foi uma reunião em que o presidente Traiano afirmou que fará a mediação e vai garantir todas as possibilidades de conversação. Nós entendemos que o melhor é o arquivamento do projeto. Mas o diálogo está aberto e já tivemos o compromisso de que não será votado este ano”.

Diálogo democrático – O projeto de lei está tramitando pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, que é presidida pelo deputado Rasca Rodrigues (PV). O parlamentar também esteve na reunião nesta manhã e destacou o que considera um avanço no diálogo, elogiando a disposição do presidente da Assembleia Legislativa em ouvir atentamente todas as partes envolvidas com a questão. “Estamos construindo o nosso parecer ao projeto na comissão, até para darmos andamento ao processo legislativo. O presidente garantiu às entidades que não vai votar este projeto no afogadilho, já que não temos prazo. Mas parece que já temos um parecer que derruba o argumento pela nova demarcação da área. Acredito que no campo técnico já temos uma vitória”.

Além do deputado Ademar Traiano, o projeto é de autoria do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia. A justificativa para a proposta de nova demarcação da APA da Escarpa Devoniana é pela imprecisão técnica da sua delimitação original, feita em 1992. Segundo o deputado Plauto, não haverá impacto ao meio ambiente, mas tão somente uma readequação mais segura da área de preservação e daquela destinada à agricultura.

“É natural que tenhamos as diversas manifestações, dos favoráveis e contrários ao projeto. Assim como os contrários estiveram aqui, temos o setor produtivo sinalizando para a importância dessa nova adequação. Por isso enviamos para a análise do Conselho Gestor para um parecer. E este é o espírito, vamos garantir a preservação ambiental e ao mesmo tempo dar condições àqueles que querem produzir. Os dois lados estão trazendo as suas opiniões, de forma democrática”, afirmou.

 

Áudio não disponível no momento.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação