Tratar as sequelas deixadas pela Covid está entre as metas da SESA, avalia equipe durante prestação de contas
Tratar as sequelas da covid 19, especialmente, em relação à saúde mental e à telemedicina, e combater a desinformação em torno da vacina. Foi o que destacou o secretário estadual de Saúde, César Neves, como desafios da pasta, logo no início da audiência pública de prestação de contas dos últimos quatro meses de 2022, que aconteceu na manhã desta terça-feira (7), aos deputados que compõem a Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa.
(Sonora)
O diretor-geral da SESA, Nestor Werner Júnior, fez um relato da situação no fim de 2022, alegando que a pasta aplicou 12,40%, dos 12% constitucionais dos R$ 44 bilhões da receita prevista no Orçamento. Foram aplicados, segundo o relatório, R$ 4 bilhões e 284 milhões e R$ 5 bilhões e 476 milhões foram empenhados, o que significa que o dinheiro foi separado para efetuar o pagamento.
Nas cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas sem tanta urgência, a equipe da SESA afirmou que foram 105 mil procedimentos e um total de R$ 345 milhões investidos. Depois foi a vez de deputados que formam o grupo questionarem o tamanho da fila de espera, o secretário disse que o Governo criou o programa Opera Paraná, com investimento de R$ 150 milhões na primeira etapa e outros R$ 150 milhões para este ano. Enquanto isso, representantes do Sindisaúde, que é o Sindicato que representa os servidores da Saúde no estado, relataram que o Paraná foi o estado que menos investiu na área em 2022, com alta de pouco mais de 30% em investimentos, ficando atrás de diversos estados, que ultrapassaram os 50%. E que, além disso, o quadro de pessoal está desvalorizado e defasado. A equipe da Secretaria rebateu: alegou que conta com profissionais de PSS e está com a realização de um concurso público em andamento. E que houve crescimento de 100% se for considerado o repasse e os investimentos desde o ano de 2018, contando com as transferências da União. Para o presidente do grupo, o deputado Tercílio Turini (PSD), são essas transferências o grande problema da saúde no Paraná.
(Sonora)
Esta foi a primeira reunião da Comissão sob a presidência de Turini, que avaliou como positiva a apresentação da SESA.
(Volta sonora)
A equipe da SESA detalhou ainda o Plano Estadual de Saúde, que vai de 2020 a 2023, além da prestação de contas do relatório. Detalhou as diretrizes da pasta, como qualificação e fortalecimento da gestão. Entre as metas para a retomada completa no pós-pandemia, apontadas pelo secretário Cesar Neves, está reduzir a mortalidade infantil e materna no estado. Além fo fortalecimento das campanhas de vacinação.
Notícias Relacionadas
Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia maisPlenário aprova reconhecimento do pinhão como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
Projeto de autoria do deputado Gilberto Ribeiro (PL) foi votado nesta segunda-feira (22) e valoriza tradição que atravessa gerações no Estado
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia maisDia do Hospital é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa
Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
Leia mais