Waldemar Niclevicz é homenageado na abertura da Semana do Meio Ambiente

03/06/2019 17h45 | por Trajano Budola
O alpinista Waldemar Niclevicz recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelos 31 anos da conquista do Aconcágua.

O alpinista Waldemar Niclevicz recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelos 31 anos da conquista do Aconcágua.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O alpinista Waldemar Niclevicz recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelos 31 anos da conquista do Aconcágua.

23 anos de atividade do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) recebe homenagem da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

23 anos de atividade do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) recebe homenagem da Assembleia.

Alpinista Waldemar Niclevicz recebe menção honrosa pelos 31 anos de carreira. Homenagem foi proposta pelo deputado Goura (PDT).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Alpinista Waldemar Niclevicz recebe menção honrosa pelos 31 anos de carreira. Homenagem foi proposta pelo deputado Goura (PDT).

A carreira dedicada ao meio ambiente e aos desafios do alpinismo nos picos das montanhas mais altas do mundo foram reconhecidos em uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ao alpinista Waldemar Niclevicz, durante a sessão plenária desta segunda-feira (3). A homenagem, proposta pelo deputado Goura (PDT), coincide com a abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente (Decreto nº 86.028/81) e com os 31 anos da primeira conquista, de Niclevicz, no cume do Aconcágua, a maior montanha do Hemisfério Sul.

“Estamos começando a Semana do Meio Ambiente com uma visão muito assertiva do deputado Goura sobre o significado da natureza para os seres humanos, especialmente a Serra do Mar para Curitiba. É o refúgio das nascentes, da fauna e da flora, sem as montanhas a vida não existiria. É importante a mensagem que os alpinistas levam à civilização, sobre quanto este ecossistema é delicado, frágil e tem que ser preservado”, afirmou Niclevicz.

Waldemar Niclevicz parte, em uma semana, para um desafio que consagra seus 31 anos de carreira, iniciada com a conquista do Aconcágua em 1988. Com uma equipe de cinco alpinistas, ele vai escalar 82 das montanhas dos Alpes europeus com mais de quatro mil metros de altitude. “Nossa grande referência do alpinismo paranaense, o primeiro brasileiro a subir o Everest, que ele conquistou duas vezes”, explicou o deputado Goura. “Estamos abrindo a Semana do Meio Ambiente, por isso o convidei, para valorizar as montanhas e as políticas de educação e preservação ambiental”, afirmou o parlamentar.

COSMO - Os 23 anos de atividade do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), instituição civil/pública quer tem a finalidade de prevenção a acidentes em ambientes de montanha, também foram homenageados. O grupo é responsável pelo treinamento de bombeiros que trabalham com resgate em montanhas, além da formação de montanhistas para atividades técnicas ou de prevenção para a natureza. “Por exemplo: a contenção e erosões, sinalização de trilhas e fixação de degraus parta facilitar as subidas e diminuir o risco de acidentes”, explica um dos membros, o biólogo e montanhista, Maurício Savi.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (cinco de junho), o respeito às montanhas foi destacado com a homenagem ao COSMO. “Toda a água que Curitiba e Região Metropolitana bebem, vem das montanhas. Saber usar, conservar, aprender e ensinar com elas é uma missão do Corpo de Socorro em Montanhas”, explicou Maurício em nome do grupo que já auxiliou em mais de 200 buscas e resgates de pessoas perdidas em montanhas. “Ainda auxiliamos na gestão do Instituto Ambiental do Paraná, de forma gratuita e altruísta. É uma honra servir ao estado e ao país”, afirmou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação