Publicado em 21/11/2018 15:39 > atualizado em 01/05/2025 12:43
Caravana da Cidadania leva jovens secundaristas às sedes dos Poderes Executivo e Judiciário
Por Trajano Budola
A etapa faz parte do projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com os demais Poderes e o Ministério Público estadual, para estimular entre a juventude o debate e a promoção do exercício da cidadania.
Para a secretária Lucia Cortez, a participação dos jovens que vieram à capital com a Caravana da Cidadania é fundamental para a formação de indivíduos conscientes de suas capacidades de transformação. “Vocês são as nossas futuras lideranças. Que sejam líderes efetivos, conscientes, que iniciem com atuação em suas comunidades e acabem chegando a posições cada vez mais destacadas”, afirmou.
Já o ex-desembargador Accacio Cambi destacou o entusiasmo dos estudantes do Ensino Médio que apresentaram os projetos de lei este ano, , concorrendo à premiação no Plenário da Assembleia Legislativa na terça-feira (20). “A ideia do Geração Atitude é muito boa, algo que parte da iniciativa do próprio povo. Se espera que surta grande efeito no futuro a partir do que estes estudantes estão fazendo hoje, em suas comunidades”, afirmou.
No Tribunal de Justiça os alunos visitaram o Museu da Justiça, o gabinete da Presidência do Judiciário Paranaense e o Pleno, onde ocorrem as sessões de julgamento, reuniões dos órgãos especiais, cíveis e criminais, e receberam explicações sobre como funciona a carreira de um juiz, com as etapas que podem levá-lo ao cargo de desembargador. Também participaram de uma votação simulada em urnas eletrônicas, cedidas em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral.
No Palácio Iguaçu, acompanharam palestra sobre o funcionamento do Poder Executivo, com representantes da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e percorreram os espaços culturais para conhecer as obras de arte de artistas renomados como Poty Lazarotto, Theodoro de Bona e Alfredo Andersen.
A estudante Érica de Oliveira Machado, de Mamborê, externou ao desembargador Accacio Cambi sua vontade de ingressar numa carreira jurídica. Para ela, a visita foi uma forma de ampliar estes horizontes. “Além de ajudar a entender melhor este mundo do Direito. Ao ouvir o depoimento do desembargador, vi que esta é uma possibilidade real. A experiência da Caravana tem sido incrível”, resumiu.
Para a coordenadora do Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação (SEED), Eliana Zilio, a bagagem adquirida pelos 32 adolescentes neste programa é algo que eles levarão para suas vidas. “Eles vão aplicar estes conhecimentos nas suas carreiras, nas escolhas que farão como pessoas responsáveis. É importante saber como funcionam os Poderes do Estado para ajudar a melhorar nosso futuro”, disse.
Nesta quinta-feira (22) a Caravana da Cidadania vai visitar o Ministério Público do Paraná.