Publicado em 26/08/2016 10:47 > atualizado em 28/04/2025 23:59
Caravana da Cidadania recebe propostas de projetos de lei
Por Jaime S. Martins
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), destaca a importância de despertar nos jovens o interesse pela política. Além do Geração Atitude, Traiano lembra que a Assembleia está de portas abertas para os jovens e que, com frequência, recebe estudantes para conhecer de perto o trabalho dos parlamentares. “É um projeto que visa promover debates e a integração entre o Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário e Executivo para, no final, termos a participação mais ativa de todos”, explicou. “A presença dos alunos e professores nesta Casa acrescenta muito, porque esses debates também contribuem para a mudança de conceitos sobre o Poder Legislativo. Nós só vamos mudar esse país a partir do momento em que todos os cidadãos participem das decisões sobre os temas importantes para a sociedade. Essa consciência política deve começar nos bancos escolares”, afirmou Traiano.
Ajuda – No site da Assembleia Legislativa foi criada uma seção específica para o Geração Atitude, onde os alunos poderão acompanhar todas as etapas do programa e obter orientações para a apresentação dos projetos de lei. Um vídeo apresenta o passo a passo e dicas para a elaboração de um projeto de lei.
Lei – Na edição de 2015, a proposta vencedora da Caravana da Cidadania foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia Legislativa, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada pelo governador Beto Richa. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.
Geração Atitude – O Geração Atitude tem o objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação, pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pela Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049