Publicado em 04/10/2018 10:22 > atualizado em 29/04/2025 01:03
Projeto de estudante curitibano defende curso de libras para policiais
Por Ana Luzia Mikos
Munir tem 17 anos, estuda no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba e contou com a orientação da professora Katia Regina Dalri Abdala. Apesar de não conviver com ninguém que possua alguma necessidade especial, essa é uma preocupação constante do jovem.
“A maioria dos projetos de lei não contempla essas pessoas. Atender um cidadão que não apresenta a deficiência é muito mais fácil. Por isso, vemos a necessidade de facilitar a interação entre policial e deficiente auditivo, com o treinamento desses agentes públicos”, avaliou, após identificar em uma pesquisa não haver iniciativa semelhante no Legislativo. Ele também conta que já viu um deficiente auditivo com grandes dificuldades para relatar o furto de um celular para o segurança de uma escola.
Além da iniciativa para o Geração Atitude, Munir desenvolve um projeto de eletrônica voltado às pessoas com deficiência visual para identificação de barreiras em vias públicas e também para a leitura de mensagens no celular, para um concurso em Foz do Iguaçu. “Tenho essa vontade de ajudar as pessoas. Fiquei feliz com a seleção do projeto e também um pouco surpreso, pois foram muitos inscritos no Geração Atitude”, afirmou o estudante.
Geração Atitude – O programa Geração Atitude é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Pretende estimular a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino, promovendo justamente a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Está presente em todas as escolas públicas de ensino médio localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.