Publicado em 04/10/2018 10:30 > atualizado em 28/04/2025 13:24
Projeto de estudante de Itaperuçu estabelece divulgação de vagas de emprego nas escolas públicas
Por Ana Luzia Mikos
O estudante, como os demais finalistas concorrentes, terá em novembro próximo a oportunidade de defender sua proposta no Plenário da Assembleia Legislativa, na expectativa de que um dos 54 deputados possa adotar a iniciativa e a faça tramitar no Legislativo. Para Luiz Eduardo, uma possibilidade impensada e impensável, até recentemente. “Nunca tive muito interesse em política, mas foi interessante produzir este projeto”, conta.
Para ele, que quer cursar a faculdade de Matemática ou fazer um curso técnico de Mecânica Industrial, o fato das empresas não contratarem pessoal sem experiência dificulta muito o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Por isso ele propõe que toda vaga direcionada para os estudantes seja divulgada diretamente onde este público está. “Meus colegas aprovaram a ideia. Sei que todos têm a mesma preocupação”, afirma, dizendo-se esperançoso de que o projeto se torne lei no Paraná.
Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.
Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.