Publicado em 16/08/2018 17:12 > atualizado em 01/05/2025 04:05
Projetos de 32 estudantes da rede pública de ensino foram selecionados no programa Geração Atitude
Por Trajano Budola e Kharina Guimarães
Todos os 32 Núcleos de Educação se envolveram no programa e os projetos de lei foram enviados de municípios localizados em todas as regiões do estado. Os trabalhos refletem a preocupação dos estudantes com temas pertinentes às suas realidades, como agricultura e meio ambiente, valorização do esporte e da cultura ou melhores condições para que eles obtenham o primeiro emprego.
De acordo com o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, também diretor da Escola do Legislativo, a cada ano é possível observar evolução na qualidade do material que concorre. “Desta vez os professores orientadores e os alunos se empenharam ainda mais, seguiram à risca nossas orientações e observamos ótimas ideias. Esperamos que uma ou mais delas se tornem leis estaduais”, afirma.
Geração Atitude – O Geração Atitude é hoje uma política pública estadual, criada por lei a partir da iniciativa de uma estudante, participante justamente da primeira edição do programa. Para Dylliardi, a união de forças pela participação cidadã ativa na democracia tem reflexos no recorde de 500 projetos inscritos para esta edição do certame. Em 2017 o programa foi apontado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como uma das melhores iniciativas brasileiras no combate à corrupção.
“Neste ano, com muito mais projetos inscritos, vemos o programa ainda mais forte, com mais alunos e professores envolvidos. A Assembleia Legislativa sempre está de portas abertas à participação da população na política, seja com o Geração Atitude ou com programas como o Parlamento Universitário e a Assembleia no Enem”, explica o diretor Legislativo.
O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. O programa visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.
O programa – O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário, além do MPPR, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual por meio de ações educativas. Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores, magistrados e promotores de Justiça. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos.
Ações específicas, como o Geração na Escola, englobam um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.
***Confira a seguir a relação dos estudantes autores dos 32 melhores projetos de lei apresentados e selecionados para participar da Caravana da Cidadania, em Curitiba:
- 1. Luiz Eduardo de Faria
Colégio Estadual José Pioli - Itaperuçu
Projeto: Propõe a criação de murais para divulgação de vagas de empregos nos estabelecimentos de ensino da rede pública do estado do Paraná.
- 2. Gustavo Miguel Rozalino
Colégio Estadual do Campo Tancredo Neves - Marilândia do Sul
Projeto: Dispõe sobre a criação de biodigestor e utilização de recursos alternativos para produzir energia e fertilizantes orgânicos.
- 3. Karina Kulitch Longato
Colégio Estadual Sagrada Família - Campo Largo
Projeto: Dispõe sobre a implantação da “Comissão de Mediação de Conflitos nas Escolas”, para prevenção de conflitos e resolução de problemas dentro do ambiente escolar.
- 4. Laura Bragueto Moreira
Colégio Estadual Getúlio Vargas - Iracema do Oeste
Projeto: Dispõe sobre a inserção do “Festival de Artes das Escolas Públicas Paranaenses” como atividade anual permanente no calendário escolar da rede pública de ensino do estado do Paraná.
- 5. Érica de Oliveira Machado
Colégio Estadual João XXIII - Mamborê
Projeto: Institui a segunda etapa do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd”, direcionado ao Ensino Médio.
- 6. Monique Vieira Geraldo
Colégio Estadual Wilson Joffre – Cascavel
Projeto: Dispõe sobre a implantação do curso multidisciplinar “Educação e Sustentabilidade” para capacitação da comunidade escolar sobre questões ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
- 7. Vitor Mendes Gomes
Colégio Estadual Itacelina Bittencourt - Cianorte
Projeto: Estabelece a realização de palestras sobre Primeiros Socorros nas instituições de ensino.
- 8. Luísa Fernanda Martins da Silva
Colégio Estadual Cyríaco Russo - Bandeirantes
Projeto: Institui a formação de grupos de debate sobre livros clássicos do pensamento ocidental como suporte à educação para o exercício da cidadania e para a vida em sociedade.
- 9. Munir Henrique Mulava Cipriano
Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba - Curitiba
Projeto: Dispõe sobre o treinamento e capacitação em tradução e interpretação de Libras para policiais.
- 10. Danieli Totti
Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu - Boa Esperança do Iguaçu
Projeto: Estabelece a realização de palestras aos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre financiamentos estudantis.
- 11. Adrielli Amadi dos Santos
Colégio Estadual Professor Mariano Camilo Paganoto - Foz do Iguaçu
Projeto: Dispõe sobre ações educacionais aos jovens a respeito do reconhecimento da cidadania do idoso.
- 12. Luana Paola Borges de Lima
Colégio Estadual Rocha Pombo - Capanema
Projeto: Instituir um dia no calendário escolar para propagação de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
- 13. João Pedro Leal
Colégio Estadual Vicente Leporace - Boa Esperança
Projeto: Cria o “Programa Ética nas Redes Sociais” e dá outras providências.
- 14. Rayssa Kelli Stadler
Colégio Estadual Visconde de Guarapuava - Guarapuava
Projeto: Institui a Semana das Etnias que tem por objetivo ampliar o conhecimento cultural e dá outras providências.
- 15. Victor Manoel Coutinho Zanine
Colégio Estadual Sagrada Família - Siqueira Campos
Projeto: Torna obrigatória a instalação de sistemas de geração de energia limpa sustentável em escolas do estado do Paraná.
- 16. Daniel Cosmo Chomen
Colégio Estadual do Campo Prefeito Antonio Witchemichen – Prudentópolis
Projeto: Institui a obrigatoriedade da coleta de lixo reciclável nas escolas públicas do Paraná.
- 17. Laricia de Oliveira Silva
Colégio Estadual do Campo de Campineiro do Sul - Rosário do Ivaí
Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade da oferta de cursos de capacitação profissional nas escolas públicas do estado do Paraná.
- 18. Anna Julia Gonçalves Teixeira
Colégio Estadual Herminia Lupion - Ribeirão do Pinhal
Projeto: Institui o “Programa de Conscientização sobre Doenças Mentais no Estado do Paraná”.
- 19. Jaqueline Aparecida Padilha
Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho - Laranjeiras do Sul
Projeto: Dispõe sobre a criação da “Semana de Combate à Depressão na Adolescência e à Automutilação” nas escolas da Educação Básica do estado do Paraná.
- 20. Marcos Henrique Souza Regini
Colégio Estadual Humberto de Campos - Querência do Norte
Projeto: Propõe a implantação do “Programa Projetando o Futuro”, que tem por objetivo a fomentação do discente ao mercado de trabalho.
- 21. Arthur Alves Aguiar
Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera - Londrina
Projeto: Estabelece que seja trabalhado o tema do combate à corrupção nas escolas do estado do Paraná, anualmente, no dia 9 de dezembro.
- 22. Maria Eloisa Fernandes da Silva
Colégio Estadual João de Faria Pioli - Maringá
Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade de desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre depressão e suicídio nos colégios do estado do Paraná.
- 23. Laurindo Domingues de Oliveira Neto
Colégio Estadual do Campo Alexandra - Paranaguá
Projeto: Estabelece que todas as escolas públicas e privadas do Paraná desenvolvam atividades de prevenção e conscientização sobre a violência no trânsito.
- 24. Evelyn Cavalcante Miranda
Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa - Paranapoema
Projeto: Dispõe sobre a elaboração de uma lei de incentivo e valorização da prática esportiva nas escolas públicas e institui no calendário escolar o “Dia do Atleta na Escola”.
- 25. Bruna Mendes
Colégio Estadual Nova Visão - Chopinzinho
Projeto: Institui a obrigatoriedade no âmbito do estado do Paraná do ensino de diretrizes básicas mínimas dos desafios sócios educacionais e inclui valores constitucionais nas diretrizes escolares.
- 26. Mariah Emanueli Tomen
Colégio Estadual João Cavalli da Costa Palmital
Projeto: Obrigatoriedade de uso das cisternas nas novas construções e residências.
- 27. Luiz Augusto Rodrigues
Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay - Ponta Grossa
Projeto: Institui o projeto “Minha Imagem”, com o desenvolvimento de ações éticas entre os alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissionalizante, sobre a exposição de imagens pessoais no âmbito virtual.
- 28. Josiele Araújo Souza
Colégio Estadual Maria das Graças C. Di Mário - Imbaú
Projeto: Institui o “Banco de Dados Escolar do Menor Trabalhador”, com o objetivo de informar as empresas sobre a disponibilidade de jovens estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho.
- 29. Cleonice Stanislawski
Colégio Estadual Presidente Roosevelt - Guaíra
Projeto: Institui a criação do “Programa de Valorização da História e Cultura Local” nas escolas de Ensino Fundamental – anos iniciais, no estado do Paraná.
- 30. Eduarda Borges Silva
Colégio Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa - Icaraíma
Projeto: Torna obrigatória a disponibilização de banheiros químicos adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos eventos organizados em espaços públicos ou privados, realizados no estado do Paraná.
- 31. Mayara Caziuk
Colégio Estadual São Cristóvão - União da Vitória
Projeto: Dispõe sobre a criação da “Semana Estadual das Cidades Sustentáveis”, enfatizando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Onze, a ser inserida em todas as instituições de Ensino Médio públicas do estado do Paraná e dá outras providências.
- 32. João Pedro Diniz Corrêa
Colégio Estadual Anita Grand Salmon - Sengés
Projeto: Institui a disciplina de Planejamento Profissional e Financeiro, que tem por objetivo oferecer estratégias de planejamento financeiro para melhoria e estabilidade da economia.