Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) destaca eficiência e reconhecimento das ações do Paraná para pessoas idosas

A parlamentar relatou ações da comitiva paranaense a Washington durante a sessão plenária desta segunda-feira (1º).

Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD).
Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD). Créditos: Valdir Amaral/Alep

A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) destacou nesta segunda-feira (1º/09) a eficiência e o reconhecimento das políticas públicas do Paraná para pessoa idosa. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, Márcia fez um relato das ações da comitiva do governador Ratinho Jr. em Washington (EUA) na semana passada.

Márcia representou a Alep no grupo formado também por Leandre Dal Ponte (secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) e Beto Preto (secretário estadual da Saúde).

Na ocasião, o Paraná foi certificado como primeiro Estado da América do Sul a fazer parte da Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, criada pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), seção para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, houve reuniões de alto nível com a diretoria da Opas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltadas para reforçar apoio e financiamento para expansão das ações no Estado. Os dois organismos são presididos, respectivamente, pelos brasileiros Jarbas Barbosa e Ilan Goldfajn.

Política robusta

A deputada destacou os critérios usados pela Opas para certificação. A instituição considera Comunidade Amiga da Pessoa Idosa aquela que trabalha para ampliar – por meio de políticas, serviços e estruturas – as oportunidades de participação dos idosos na vida cotidiana da sociedade, de forma que o envelhecimento transcorra de forma saudável e sem discriminações, com dignidade e autonomia.

“Uma comunidade amiga do idoso é um lugar que adapta seus serviços e estruturas para inclusão da pessoa idosa e é receptiva às necessidades da população para melhorar a qualidade de vida”, disse Márcia.

Márcia relatou que a Opas considerou o estado um “exemplo notável” de políticas públicas e citou os programas destacados ao conceder a certificação: o Condomínio do Idoso (projeto habitacional), o Viaja +60 (promoção de lazer e turismo) e a Carteira da Pessoa Idosa (transporte intermunicipal grátis).

“Essas entre outras ações foram implementadas a partir da criação da Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa”, afirmou Márcia.

A deputada lembrou que até o início da gestão Ratinho Jr, em 2019, o Paraná tinha apenas um município na Rede Global. Hoje são 38, que representam 75% do total de cidades brasileiras contempladas (51). Em todo mundo, são pouco mais de 1.700 membros.

Márcia reforçou a importância de continuidade destas ações. “A curva de longevidade é crescente. Hoje, 11,3% da população paranaense tem 65 anos ou mais. A estimativa é de que a proporção chegue a 30% até 2050 – ou cerca de 3 milhões de pessoas”, afirmou.

“Estamos vivendo mais, agora precisamos garantir qualidade para todos os anos de vida que temos”, disse Márcia. “O programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é um grande passo nesse sentido, e o nosso estado é um exemplo de políticas públicas que transformam a vida das preços.”

Fundo soberano

Com vistas à boa estruturação de projetos futuros, Márcia destacou também a apresentação feita pelo governador ao presidente do BID a proposta de criação de um Fundo Estratégico para o Paraná, que deverá vir a ser uma ferramenta de longo prazo para investimentos não só para desenvolvimento social, mas também econômico, de sustentabilidade fiscal e para enfrentamento de eventuais desastres do Estado.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação