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Novos Diretores Iniciam Trabalho Com Foco Na Eficiência

Eficiência e economia são as máximas que deverão orientar todas as ações dos novos diretores da Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira (3), um dia depois da posse e de uma reunião que se estendeu até as 22h30, com o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), toda a equipe começou a colocar em prática as primeiras determinações da Mesa Executiva, com o detalhamento minucioso da realidade de cada setor. O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Benoni Manfrin, disse que, passadas 24 horas de trabalho na direção da Casa, já tem um panorama da situação em que se encontra o Legislativo e que já pode traçar uma estratégia de trabalho. Ele explicou que está fazendo um levantamento de todos os processos em andamento na Casa, desde as questões relacionadas às licitações até assuntos pendentes, como a reforma de gabinetes dos novos deputados, por exemplo. Para Manfrin, a prioridade não é simplesmente a de encontrar erros, mas sim de tomar conhecimento e, se necessário, dar novo encaminhamento aos processos. “Estamos levantando todas as situações dentro da realidade de cada diretoria, e também dentro da nova realidade que a Casa passou a viver desde a posse do presidente Valdir Rossoni”, destacou. “Todas as diretorias estão trabalhando em sintonia para que consigamos estabelecer a meta desejada no prazo de seis meses”, concluiu. Segundo o diretor-geral, ele e todos os demais diretores têm este prazo para que façam e apresentem um balanço geral de como encontraram cada departamento e os resultados que conseguiram nesse tempo. A determinação atende, de acordo com ele, as diretrizes que o presidente Rossoni estabeleceu: uma administração que trabalhe de forma profissional e com uma visão empresarial. Racionalidade - O procurador-geral do Legislativo, Luiz Carlos Caldas, disse por sua vez que já conversou com todos os funcionários da Procuradoria individualmente, para precisar as atividades desempenhadas pelos servidores e também para apresentar a cada um deles as novas diretrizes do órgão, que acaba dando suporte a praticamente todas as demais atividades da Casa de Leis. Para Caldas, que é procurador de carreira do Estado, a ideia é a de dar uma condução cada vez mais profissional à Procuradoria e a de racionalizar mais as atividades, modernizando e informatizando protocolos, por exemplo. O procurador entende que a Assembleia deva fazer também urgentemente um melhor controle de sua legislação, segundo ele muito esparsa e de difícil consulta.Bruno Garofani, novo diretor de Pessoal, aponta, por seu turno, duas primeiras dificuldades encontradas neste setor da Casa: a falta de normatização expressa para os procedimentos de recursos humanos – como carga horária para os servidores, por exemplo, e a inexistência de uma política de recursos humanos. Ex-chefe da área de recursos humanos da Prefeitura de Ponta Grossa, Garofani considera essencial o recadastramento dos servidores do Legislativo, de modo que se reconheça claramente quem são estes funcionários e onde eles estão atuando. A desejada valorização dos servidores que efetivamente prestem bons serviços à Casa, segundo ele, passa necessariamente por este prévio reconhecimento. Modernização - O primeiro dia de trabalho da nova diretora de Assistência ao Plenário, Lucília Felicidade Dias, mostra que sua área necessita de uma sensível modernização em termos de infraestutura. A principal demanda é a compra de computadores modernos interligados em rede para uma comunicação eficiente entre o Plenário e o setor. Os funcionários trabalham com antigas máquinas de escrever, o que torna o serviço lento e burocrático. Outra medida necessária é um recadastramento dos funcionários para definir as novas atribuições de cada um. “Nosso objetivo agora é recuperar ânimo e o estímulo para o bom trabalho das pessoas”, analisou.Na Diretoria de Apoio Técnico, responsável pela contabilidade e licitações da Casa, o primeiro dia da nova gestão foi usado para conhecimento da equipe e levantamento de contratos. A ideia é saber quais e quantos são e suas respectivas datas de vigência.  Cleber Cavalli, diretor do setor, disse que entre as medidas urgentes que devem ser adotadas está o cumprimento da atualização do Sistema Estadual de Informações (SEI) do Tribunal de Contas do Estado, que não vinha sendo feita pela Assembleia Legislativa. Esse sistema facilita a fiscalização do TC dos contratos firmados por entidades estaduais, municipais e não-governamentais. Para que isso aconteça um funcionário da diretoria será designado para participar de uma capacitação oferecida pelo próprio Tribunal de Constas para uso correto da ferramenta.“Dia de tomar pé dos assuntos referentes ao cargo e suas responsabilidades”. Assim a advogada Lydia Montani, secretária-geral da Presidência, definiu seu primeiro dia de trabalho após a posse e em meio a um processo de renovação que a Casa não via há décadas. Com a dispensa dos servidores comissionados, de acordo com o previsto na Lei Estadual nº 16.390/2010, ela dispõe atualmente de uma única auxiliar. “Estamos saindo do recesso e o fluxo da produção legislativa ainda não começou. De qualquer forma, participar deste processo de mudança traz uma dose extra de adrenalina e muita vontade de acertar”, comenta Lydia, que atuou como assessora jurídica e parlamentar da Liderança de Oposição na Casa, na última Legislatura.Sérgio Brun, novo diretor-financeiro, se disse surpreso com a boa receptividade dos funcionários, uma vez que não foi possível o período de transição que normalmente antecede as trocas de comando nos órgãos públicos: “Estamos fazendo levantamentos, examinando extratos e despesas já assumidas como as parcelas da URV do mês de janeiro, que continuam sendo pagas.. Brun reforçou o compromisso com a lei, a seriedade e a ética no trabalho que desenvolverá.   
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