Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto determina que postos de combustíveis tratem água usada na lavagem de veículos

Deputado Hermas Brandão (PSB), propositor do projeto que prevê tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos em postos de combustíveis.
Deputado Hermas Brandão (PSB), propositor do projeto que prevê tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos em postos de combustíveis. Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Começou a ser debatido na Assembleia Legislativa um projeto de lei que obriga os postos de combustíveis a instalarem equipamentos para tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos. A proposição, de autoria do deputado Hermas Brandão Junior (PSB), lida em Plenário na terça-feira (20), recebeu apoio dos parlamentares, e foi encaminhada para análise das comissões técnicas permanentes.
Hermas Junior afirma que o objetivo é “obrigar a que empresas que prestem serviços de lavagem de veículos, ou mesmo daquelas que possuem veículos e promovam a lavagem dos mesmos em seus estacionamentos, a instalarem equipamentos, com vistas a aproveitar a água usada na lavagem de veículos”. Na avaliação do parlamentar, “a reutilização da água pode ser importante forma de auxiliar a minimizar o risco a que está hoje submetido esse recurso natural”.
O projeto determina que também os lava-rápidos, as transportadoras e as empresas de ônibus – urbanos, intermunicipais e interestaduais – sejam obrigados a tratar e reutilizar a água utilizada na lavagem de veículos. A infração à lei acarretará na seguinte sanção: “Notificação para instalação dos equipamentos, no prazo máximo de 60 dias, sob pena de multa no valor de 150 UFIRs, dobrada em caso de reincidência”.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação