4º Paraná Bici traz consultora internacional para debater cidades cicláveis no IPPUC e na UFPR, destaca deputado Goura (PDT)
Evento reuniu técnicos, estudantes e ativistas em torno de experiências globais sobre mobilidade ativa e transformação do espaço urbano.
O 4º Paraná Bici, principal evento de ciclomobilidade e cicloturismo do estado, promovido pelo mandato do deputado estadual Goura (PDT), realizou na última quinta-feira (14) o encontro "Diálogos Urbanos", com a participação da consultora internacional de Mobilidade Sustentável do Governo holandês, Pui-Yuen Cheng — referência em cidades cicláveis.
Neste ano, o Paraná Bici foi dividido em duas etapas: uma direcionada ao corpo técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) e outra aberta ao público em geral, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Esta 4ª edição contou com a parceria do Ministério de Infraestrutura da Holanda e do Consulado Honorário dos Países Baixos, além do apoio da UFPR, da FAE e do IPPUC.
Conversa no IPPUC
Pela manhã, Pui-Yuen Cheng — engenheira de sistemas e mestre em Transportes, Infraestrutura e Logística pela Universidade Tecnológica de Delft — conversou com servidores da Prefeitura de Curitiba e equipes do IPPUC sobre os principais desafios que envolvem a mobilidade ativa.
Ela trouxe exemplos de como cidades que hoje são referência em ciclomobilidade atuaram para promover essa transformação, que não se restringe à infraestrutura, mas abrange também as dimensões social e cultural.
O objetivo foi promover uma troca técnica entre profissionais do planejamento urbano e a experiência holandesa em mobilidade sustentável, infraestrutura cicloviária e integração da bicicleta às políticas urbanas.
Encontro na UFPR
Durante a noite, o debate aconteceu no Campus Politécnico da UFPR, com a participação de estudantes, professores e ativistas da ciclomobilidade. O foco foi estimular a discussão pública sobre cidades cicláveis, mobilidade sustentável e experiências internacionais de planejamento urbano, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e sociedade civil.
"Diferente do ano passado, quando o evento foi realizado com gestores e servidores públicos que atuam nas áreas de planejamento e mobilidade urbana, neste ano decidimos aproveitar a vinda da Pui-Yuen a Niterói e Fortaleza — que são as maiores referências hoje no Brasil em ciclomobilidade — para promover esses diálogos", afirmou Goura.
Os encontros proporcionaram uma reflexão sobre como grandes cidades — como Amsterdã (Países Baixos), Pequim (China), Osaka (Japão), Copenhague (Dinamarca), Londres (Reino Unido) e Bogotá (Colômbia) — vêm investindo em infraestrutura cicloviária, segurança viária, integração modal e transformação cultural para tornar a bicicleta uma ferramenta essencial na construção de cidades mais humanas, sustentáveis e resilientes.
Entre os pontos fundamentais para essa transformação, destacados por Pui-Yuen, estão os investimentos em infraestrutura — como o aumento da segurança da rede cicloviária, a ampliação de estacionamentos e a integração de modais de transporte —, a realização de campanhas focadas nos benefícios do uso da bicicleta para a saúde, o meio ambiente e a mobilidade urbana, e a governança, entendida como o estabelecimento de práticas que envolvam todos os atores interessados na construção de cidades que priorizem a mobilidade ativa.
Notícias Relacionadas
Deputado Goura (PDT) defende trilhas e uso público para conservação e desenvolvimento sustentável das UCs
O parlamentar defendeu a implementação de trilhas como uma estratégia de conservação da natureza.
Leia mais
Proposta aprovada na Alep estimula compostagem de resíduos orgânicos em residências e condomínios
Texto assinado pelos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT) cria campanha permanente de compostagem.
Leia mais
Deputado Goura (PDT) articula apoio do Crea-PR ao projeto Trilhas em Trilhos
Parlamentar apresenta potencial de ferrovias desativadas para cicloturismo e busca suporte técnico do Conselho para viabilizar execução nos municípios.
Leia mais
Deputado Goura (PDT) e senadores do Grupo de Amizade França–Brasil visitam Assentamento Contestado do MST na Lapa
Leia mais