Notícia
Destaque
Aprovado Projeto que Auxilia Na Busca Por Desaparecidos
Assessoria de Imprensa / Rafaela Dorigo / (41) 3350-4096 / 9165-6151
Fonte: MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO ADEMAR TRAIANO
2 min de leitura
494 visualizações
O projeto obriga as emissoras de rádio e televisão a veicularem informações, em tempo real, sobre seqüestros, possibilitando a rápida disseminação da notícia e a localização da criança que se encontra em perigo.De acordo com o projeto, as informações devem ser repassadas das polícias civil e militar aos veículos de comunicação à respeito de crianças de até 14 anos de idade que estejam seqüestradas ou desaparecidas. Após certificar-se da veracidade, a polícia envia as informações às emissoras locais, para divulgação imediata. Deverão ser informados detalhes como foto da criança, retrato falado do seqüestrador, provável local do seqüestro e veículo utilizado. A divulgação do alerta auxiliará a evitar graves e irreversíveis conseqüências ao bem estar físico e mental da criança, em razão da demora na localização. “A colaboração da comunidade na localização dos seqüestradores e da vítima assume caráter de importante instrumento de combate ao crime. Ao inserir na programação alertas periódicos a respeito do seqüestro, tão logo ocorra o crime, as emissoras de rádio e televisão prestam serviço de utilidade pública à comunidade, engrandecendo a imagem institucional”, comenta Traiano, autor da proposta.Alerta AmberExistente nos Estados Unidos desde 1997, o Alerta Amber foi criado após o seqüestro de Amber Angermann, uma menina de nove anos de idade, no Texas. A lentidão na mobilização da comunidade impediu que a criança fosse localizada com vida. A partir de então, a Associação de Gerentes de Rádio de Dallas e Fort Forth se uniu com a polícia local e desenvolveu o sistema denominado Alerta Amber. Segundo o Centro Nacional de Crianças Violadas ou Desaparecidas americano, são emitidos aproximadamente 250 alertas amber por ano, e mais de 200 crianças foram salvas desde 1997.
Notícias Relacionadas
13:38
Assembleia Legislativa promove semana de homenagens e debates sobre infância, fibromialgia e fortalecimento do meio rural
Dez projetos de lei estão na pauta da sessão plenária da próxima segunda-feira (18).
Leia mais
13:08
Assembleia Legislativa sedia audiência pública sobre fibromialgia e os impactos da nova lei federal
Proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL), reunião vai debater direitos, atendimento multidisciplinar, inclusão e desafios enfrentados por pessoas com fibromialgia no Paraná.
Leia mais
12:36
Assembleia Itinerante encerra participação na Expoingá com foco em cidadania, formação política e aproximação com a população
Programação da Assembleia Itinerante reuniu estudantes, idosos, empreendedores e lideranças regionais em ações de educação legislativa, debates públicos e serviços à comunidade durante a feira em Maringá.
Leia mais
11:16
Assembleia promove debate sobre preservação e mercado dos porcos crioulos no Estado
Audiência pública de iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reúne produtores, pesquisadores e representantes do setor agropecuário.
Leia mais