Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia amplia esforço para recompor acervo documental

O Setor de Pesquisa e Documentação concluiu a digitalização da produção legislativa de 2007
O Setor de Pesquisa e Documentação concluiu a digitalização da produção legislativa de 2007 Créditos: Sandro Nascimento (Alep/crédito obrigatório)
O Setor de Pesquisa e Documentação, que integra a Diretoria Legislativa da Assembleia paranaense, acaba de concluir a digitalização da produção legislativa referente ao ano de 2007 que, juntamente com o material produzido no período de 2008 a 2012, poderá ser consultado via internet no portal da Casa. Esse trabalho vem sendo realizado desde 2011, e compreende leis estaduais, projetos de lei, resoluções, proposições, vetos, Diários Oficiais e os Anais. O levantamento inicial abrange documentação que está encadernada e guardada no próprio setor.

Como muita coisa se perdeu em incêndio que atingiu o prédio da administração do Legislativo em setembro de 1994, a Assembleia está recorrendo a outros arquivos públicos na busca de recompor seu acervo. Um ofício encaminhado pelo diretor da Biblioteca Pública Estadual, Rogério Pereira, à ALEP, autorizou a retirada do material pertinente às atividades do Legislativo que se encontra sob sua guarda para ser escaneado e digitalizado, o que deve ter início já nos próximos dias. Trata-se principalmente de Diários Oficiais cobrindo um período superior a quarenta anos.

Com isso a Assembleia pretende preencher lacunas que hoje dificultam a rotina administrativa do Poder Legislativo, além de outros trâmites burocráticos. Depois de digitalizados, esses documentos ficarão na rede e poderão ser consultados sempre que necessário. Para o presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), esta é uma medida indispensável para que a Casa recomponha, tanto quanto possível, seu histórico legislativo e administrativo: “Nestes anos em que vimos procurando regularizar as situações funcionais, por exemplo, nos deparamos com obstáculos gerados pela falta de documentos que teriam se queimado ou sido extraviados. Mediante a pesquisa de diários oficiais e demais registros que se encontram sob a guarda de outros órgãos, acredito que poderemos esclarecer muitas situações, facilitando nosso trabalho e dando-lhe maior transparência e legitimidade”, observou.

 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação