Notícia
Destaque
Assembléia Comemora 99 Anos da Imigração Japonesa No Brasil
Flávia Prazeres
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP
3 min de leitura
1.240 visualizações
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 18/06/07Jornalista: Flávia PrazeresA Assembléia Legislativa comemorou nesta segunda-feira (18) o Dia do Imigrante Japonês, data instituída por iniciativa do deputado Luiz Nishimori (PSDB), um dos representantes da comunidade japonesa no legislativo. A data representa a chegada dos primeiros imigrantes no Brasil, no ano de 1908, tendo aportado o navio Kasato Maru em Santos.O deputado lembrou que no próximo ano serão comemorados os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o que segundo ele motivou a ida de uma comitiva oficial, composta por autoridades paranaenses, ao Japão. Lá, o parlamentar disse ter recebido a confirmação da vinda da Família Imperial Japonesa ao Brasil, mais especificamente em 22 de junho de 2008 “Para sempre deve ser lembrado o espírito de bravura e de coragem que nortearam os 781 imigrantes a desembarcarem em Santos e darem início à imigração japonesa no Brasil”, ressaltou.Logo em seguida, foi realizada uma apresentação artística com instrumentos típicos japoneses, o sahmisen, tendo executado as músicas: “Rokudan-no, Shirabe e Tsugaru Jongara-Bushi”. Além disso, foi cantado o hino nacional do Japão, acompanhado pelo cantor Yuichi Oshima e, em seguida, o hino nacional brasileiro, que contou com a voz da esposa do deputado Nishimori, Elisabeth Akemi.O cônsul geral do Japão, Soichi Sato, também fez seu pronunciamento e agradeceu a todos pela homenagem, dizendo se sentir honrado por ser membro da comunidade japonesa, que hoje depois de 99 anos de ingressar no Brasil já estão em sua quinta geração, sendo que de acordo com ele, participam do desenvolvimento de diversas áreas: agricultura, indústria, comércio, Justiça, entre outros. “Os pioneiros não mediram esforços na educação de seus filhos para que pudessem viver na comunidade brasileira. Todo esse esforço foi recompensado com o acolhimento da comunidade por parte dos brasileiros, que valorizam a diversidade cultural”, afirmou.Na seqüência, o presidente da Assembléia, Nelson Justus (Democratas) convidou a todos os participantes para a realização de uma solenidade no restaurante da Casa, onde foram feitas apresentações do Grupo Folclórico da Sociedade Cultural. CENTENÁRIO – No próximo dia 29 será dado início as festividades em Curitiba dos 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, com a realização do “IMIN 100 MATSURI”, que contará com praça de alimentação, exposições de objetos do Consulado Geral do Japão em Curitiba, de artes plásticas, ikebanas e oficina de arranjos florais, assim como serão lançados livros de escritores nipo-brasileiros. A comemoração acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, com início às 16 horas.
Notícias Relacionadas
13:38
Assembleia Legislativa promove semana de homenagens e debates sobre infância, fibromialgia e fortalecimento do meio rural
Dez projetos de lei estão na pauta da sessão plenária da próxima segunda-feira (18).
Leia mais
13:08
Assembleia Legislativa sedia audiência pública sobre fibromialgia e os impactos da nova lei federal
Proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL), reunião vai debater direitos, atendimento multidisciplinar, inclusão e desafios enfrentados por pessoas com fibromialgia no Paraná.
Leia mais
12:36
Assembleia Itinerante encerra participação na Expoingá com foco em cidadania, formação política e aproximação com a população
Programação da Assembleia Itinerante reuniu estudantes, idosos, empreendedores e lideranças regionais em ações de educação legislativa, debates públicos e serviços à comunidade durante a feira em Maringá.
Leia mais
11:16
Assembleia promove debate sobre preservação e mercado dos porcos crioulos no Estado
Audiência pública de iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reúne produtores, pesquisadores e representantes do setor agropecuário.
Leia mais