Por proposição do deputado Alexandre Curi (PSB), a Assembleia Legislativa do Paraná está criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. No último dia 9 de agosto a Assembleia já havia formalizado oficialmente a sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU, em ato celebrado no Plenário da Casa que contou com a participação do secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flavio Arns, também secretário do Movimento “Nós Podemos Paraná”.
O Brasil e outros 192 países são signatários da ONU no documento com 17 objetivos, 169 metas e 230 atividades a serem desenvolvidas até o ano de 2030. A mobilização mundial envolve ações para diminuição da pobreza e da desigualdade e os cuidados com as mudanças climáticas. Segundo Curi, a criação da nova Frente Parlamentar no Legislativo paranaense visa justamente contribuir para a consolidação deste protocolo.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram apresentados pela ONU depois de encerrado o ciclo de 15 anos em que o mundo desenvolveu ações voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na primeira etapa, por exemplo, os países signatários conseguiram reduzir pela metade a pobreza no mundo e em 40% a propagação do vírus HIV. “É fundamental que a classe política esteja envolvida com estes objetivos, garantindo que a Assembleia faça sua parte no desenvolvimento de ações que visem implementar, das mais diversas formas, os ODS, visando não só o momento, mas o futuro de todos os paranaenses”, completou o deputado. Conforme comunicado lido durante a sessão plenária desta terça-feira (18) pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), os deputados interessados na causa já podem aderir ao novo grupo suprapartidário.