Assembleia debate segurança infantil e temas relacionados à saúde em audiências públicas Eventos discutirão a utilização da cannabis no tratamento de doenças graves, a prevenção de acidentes na infância e a regulamentação da profissão de biomédicos no Paraná.

24/05/2019 15h48 | por Diretoria de Comunicação
Semana será de intensos debates na Assembleia Legislativa do Paraná.

Semana será de intensos debates na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Semana será de intensos debates na Assembleia Legislativa do Paraná.

Quatro audiências públicas marcam a agenda da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na próxima semana. Na terça-feira (28), às 9 horas, no Plenarinho, o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), promove audiência pública com o tema “Prevenção de Acidentes na Infância”, para conscientizar a população sobre acidentes com andadores, queda de portões automáticos e acidentes no trânsito.

O encontro contará com as participações do secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD); do diretor técnico do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o pediatra Gilberto Pascolatto; a pediatra do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Janayne Francheska Mançaneira; do pediatra e especialista em terapia intensiva do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Mauricio Marcondes  Ribas ; e da presidente da  Sociedade Paranaense de Pediatria, Kerstin Taniguchi Abagge.

De acordo com o pediatra Gilberto Pascolatto, houve um aumento de casos de acidentes com andadores e com portões automáticos. “No último ano atendi oito casos de acidentes com andadores, sendo dois com óbitos. Também houve um aumento considerável de acidentes envolvendo crianças e portões elétricos”, explica. "Qualquer descuido com uma criança pode ser fatal, já que ela ainda não tem noção do perigo. Portanto, nunca vai ser demais bater na tecla da prevenção, que envolve coisas muito simples, mas fundamentais para a segurança das nossas crianças.", complementa Bakri. 

Biomédicos - Na segunda-feira (27), às 10 horas, no Plenarinho, acontece um evento que debaterá “O reconhecimento dos profissionais biomédicos no estado do Paraná”. “O objetivo da audiência é debater a inclusão da profissão de biomédicos nos quadros do Funcionalismo Público”, afirma o deputado Ricardo Arruda (PSL), proponente da audiência e autor do projeto de lei nº 352/2019, que altera a Lei Estadual 13.666/2002. A mudança proposta na lei visa incluir a função de biomédico no Quadro Próprio do Poder Executivo do Estado do Paraná. Para a presidente do CRBM6, Janaína Naumann, a importância desse reconhecimento vai de encontro aos anseios sociais, pois a biomedicina é essencial para a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública. De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região, atuam no Paraná 10 mil biomédicos. 

Cannabis – O uso da cannabis medicinal no tratamento de pacientes com doenças graves ou raras, como epilepsia refratária, autismo, dor crônica, Alzheimer, entre outras, será debatido em audiência pública promovida pelo deputado Goura (PDT). “É preciso lançar luz no debate sobre a regulação da cannabis medicinal. Sair do obscurantismo e preconceito, que só alimentam a violência e a exclusão. A política de “guerra” às drogas se mostrou um fracasso e só ampliou os problemas.”, diz Goura. Segundo o deputado é preciso acolher as pessoas e respeitar o direito de acesso ao tratamento adequado. “Com uma nova abordagem sobre a cannabis medicinal vamos transformar vidas e beneficiar a todos”, complementa. O evento acontece na quarta-feira (29), no Plenarinho da Casa, com início previsto para às 9 horas. 

Agrotóxicos – Já na sexta-feira (31), a Câmara Municipal de Tuneiras do Oeste irá sediar audiência pública para debater os efeitos da utilização de agrotóxicos nas lavouras da região. De acordo com o proponente do evento, deputado Tadeu Veneri (PT), lideranças locais informaram que a utilização de venenos ilegais nas lavouras tem causado a morte de abelhas.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação