Deputada Cantora Mara Lima (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep
A questão da violência doméstica contra as mulheres e a importância dos programas de saúde para o combate ao câncer ginecológico e ao câncer de mama, estão entre os temas que serão debatidos no próximo dia 7 de março, a partir das 14h30, durante sessão plenária especial da Assembleia Legislativa, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, internacionalmente comemorado em 8 de março. O evento contará com a participação de diversos especialistas, conforme proposição da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
As deputadas que integram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher têm se reunindo com lideranças do Fórum Popular de Mulheres do Paraná, para organizar a atividade. A agenda no Legislativo deverá integrar um calendário mais amplo de ações comemorativas dos movimentos sociais, que acontecerão de 7 a 9 de março, incluindo caminhadas, palestras e debates sobre as questões de gênero, o combate à violência, a promoção da saúde e da educação e a ampliação da participação política da mulheres.
Integram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, além da deputada Mara Lima, os deputados Ademir Bier (PMDB), Luciana Rafagnin (PT), Marla Tureck (PSD), Roberto Aciolli (PV), Rose Litro (PSDB) e Teruo Kato (PMDB).