A Assembleia Legislativa do Paraná foi um dos pontos de parada dos alunos do Colégio Estadual Paulo Freire, de Marechal Cândido do Rondon, na região Oeste do estado, nesta quinta-feira (3). Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental fazem parte de um projeto de intercâmbio cultural pelo Paraná e viajam acompanhados de professores e pais.
O grupo conheceu as dependências da Casa de Leis, pode tirar dúvidas sobre o processo legislativo e foi recebido pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). A visita é um complemento do conteúdo já estudado em sala de aula e resultará em oficinas pedagógicas. “Esse tipo de trabalho é essencial, porque nós tentamos despertar neles o senso crítico de como são feitas as coisas. Eles ainda não têm conhecimento a fundo tanto da estrutura como da parte legislativa. Tudo isso é muito importante para a formação deles”, explicou Ana Regina Schueigerti, diretora do colégio.
A aluna, Flávia Pacheco, estava atenta a todos os detalhes para absorver todas as informações. “Está sendo muito legal vivenciar o que a gente aprendeu em sala. Ajuda muito e também teremos trabalhos depois sobre tudo isso. É bom saber como acontecem as coisas”.
Não foram apenas os alunos que saíram enriquecidos com a expediência. Mãe de um aluno, Dorli Kramp acompanha os estudantes na viagem e aproveitou para conhecer melhor o Legislativo. “Depois dessa visita entendemos um pouco melhor sobre como funciona o Legislativo. A gente entende porque e como uma lei é aprovada ou não. Está valendo muito a pena”.
Durante a visita, a diretora do colégio aproveitou a oportunidade para apresentar ao deputado Ademar Traiano (PSDB) as demandas da comunidade escolar. “Viemos fazer uma solicitação ao deputado, que contemplasse a gente com recursos extras. Estamos saindo daqui bem contentes com algo positivo para levar para a nossa comunidade”.
O Colégio Estadual Paulo Freire faz parte do Projeto Escola Mil, do Governo do Estado. O recurso será suficiente apenas para recuperar o telhado, mas a situação elétrica é o que mais preocupa pais, professores e alunos. Uma avaliação técnica será realizada na escola para definir os reparos necessários.
Depois de cumprir roteiro em Curitiba, os estudantes também farão um intercâmbio cultural em um colégio de Paranaguá. Outras turmas do mesmo colégio estão em Foz do Iguaçu e em Ponta Grossa.