Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia faz sessão solene no Dia da Vitória (8) para homenagear Ítalo Conti

08/05/2013 18h51 | por Sandra C. Pacheco
Pregão presencial para reforma e manutenção na Alep.

Pregão presencial para reforma e manutenção na Alep.Créditos: Pedro Oliveira (Alep / crédito obrigatório)

Pregão presencial para reforma e manutenção na Alep.
A Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta quarta-feira (8), data em que se comemora o Dia da Vitória das Forças Aliadas na 2ª Guerra Mundial, para reverenciar a memória do general Ítalo Conti, falecido em 7 de novembro do ano passado, aos 97 anos. O evento foi uma proposição conjunta dos deputados Alexandre Curi (PMDB), sobrinho-neto do general, e Ney Leprevost (PSD).

Ao justificar a iniciativa, Alexandre Curi destacou a atuação de Conti tanto na carreira militar quanto na política: “Cresci ouvindo a narração dos feitos de Ítalo Conti, desde sua coragem serena ao se alistar como voluntário para uma guerra distante, como seu discernimento ao exercer, com retidão de caráter e proficiência pessoal, as mais elevadas funções públicas, tornando-se motivo de orgulho para os paranaenses”, recordou.

Carreira militar – Nascido em União da Vitória em 1915, Ítalo Conti dedicou-se desde cedo à vida militar. Estudou na Escola Militar do Rio de Janeiro entre 1929 e 1934, e no ano seguinte ingressou na Escola Militar do Realengo, academia que formava os futuros oficiais do exército brasileiro. E ainda na condição de cadete participou do combate ao movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista na Escola de Aviação do Campo dos Afonsos.

Pouco antes de completar 28 anos de idade partiu com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália, juntamente com o irmão, o tenente Adélio Conti. Como observador avançado do 1º Grupo de Artilharia e com a patente de capitão, participou de importantes campanhas das tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial, como as batalhas de Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, Zocca, Collechio e Fornovo di Taro. Ao retornar ao Brasil iniciou o curso para o Estado Maior do Exército.

Quando comandava o Grupo de Artilharia na cidade de Castro, foi convidado pelo então governador Ney Braga para ocupar o cargo de chefe de Polícia. Na sequência foi escolhido para comandar a recém-criada Secretaria de Segurança Pública e permaneceu no cargo de julho de 1962 até janeiro de 1966, confirmado pelos sucessores de Ney Braga no Palácio Iguaçu, Antonio Ferreira Rüppel e Algacir Guimarães. Na gestão de Paulo Pimentel chefiou a Casa Civil e a Secretaria do Trabalho e Ação Social. Também foi um dos fundadores do Círculo Militar do Paraná.

De 1970 a 1986 foi deputado federal, primeiro pela Arena e depois pelo PDS, tendo chegado a ocupar a 3ª secretaria da Mesa da Câmara Federal. Encerrou sua vida pública aos 85 anos, como administrador regional do Portão, em Curitiba, na gestão do ex-prefeito Cássio Taniguchi.

Estimado e respeitado como um “general boa praça”, morreu aos 97 anos, deixando a viúva Odete Khury Conti, os filhos Ítalo Conti Júnior e Vera Lúcia Conti Queiroz, casada com o ex-vice-governador Ary Queiróz, cinco netos e oito bisnetos.

Participaram da solenidade os ex-governadores Jayme Canet Júnior e João Elísio Ferraz de Campos; o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Euclides Scalco; o secretário do Planejamento Cássio Taniguchi; a secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa; o ex-vice-governador Ary Queiroz; dona Arlete Richa, viúva do ex-governador José Richa; o comandante do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Auto-Propulsado, tenente-coronel Marcelo Gurgel do Amaral e Silva; além de autoridades dos três Poderes, familiares e amigos do homenageado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação