Por iniciativa do deputado Gilson de Souza (PSC), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou na manhã desta quarta-feira (30), no Plenarinho da Casa, sessão solene em comemoração aos 70 anos da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB, e ao 2º ano da Bíblia no Brasil. Ao abrir o evento, que contou com a presença de autoridades e lideranças religiosas, o parlamentar destacou a importância da Bíblia para os cristãos e o trabalho desenvolvido pela SBB com o objetivo de divulgá-la e estimular sua leitura em todos os segmentos da sociedade.
A Mesa de Honra dos Trabalhos foi composta, além de Gilson de Souza, pelo deputado Edson Praczyk (PRB), ele também pastor evangélico; pelo 1º vice-presidente da Assembleia Administrativa da SBB e pastor da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Paschoal Piragine Júnior; pelo pastor da 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba e presidente do Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná, Irineu Rodrigues; pelo vice-presidente do Diretório Estadual da SBB no Paraná, presidente da Igreja Sara Nossa Terra e do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná, bispo Antonio Cirino Ferro; pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Abílio de Oliveira Santana; pelo secretário regional da SBB em Curitiba, Walter Eidam; pelo presidente da Assembleia de Deus em Curitiba, pastor Wagner Tadeu Gaby; pelo vereador Tiago Ferro, representando a Câmara Municipal de Curitiba; pelo conselheiro distrital da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Jackon Luiz Müller; e pelo secretário Executivo do Diretório da SBB no Paraná, pastor Dorgival Lima Pereira.
O deputado Edson Praczyk também se manifestou na ocasião, observando que “não se discute a importância da Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, na história da humanidade”. Ele lembrou que foi o autor de projeto, transformado em lei ainda em 1999, que permitiu a leitura da Bíblia nas escolas, e enalteceu o papel da SBB “na proliferação da palavra de Deus através da divulgação da Bíblia”.
Gilson de Souza falou sobre os objetivos da Sociedade Bíblica, fez um breve relato de sua história e da grande influência da Bíblia no mundo todo, seja por seu valor espiritual, histórico ou cultural: “Trata-se do livro mais impresso no mundo há cinco séculos, traduzido para 648 idiomas”, acrescentou.
Sociedade Bíblica – Organização cristã brasileira, sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a Bíblia, a SBB foi fundada no Rio de Janeiro, em 10 de junho de 1948. Traduz, produz e distribui bíblias para todas as pessoas, numa linguagem que possam compreender e a um preço que possam pagar. Faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas, uma aliança mundial que reúne 149 sociedades bíblicas atuantes em mais de 200 países. Em 1962 inaugurou o barco Luz na Amazônia, com a finalidade de prestar assistência espiritual e social aos ribeirinhos. Desde então tem desenvolvido inúmeros programas sociais que atendem a diferentes segmentos da população, como estudantes, indígenas, presidiários, enfermos e pessoas com deficiência visual.