Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
A Assembleia Legislativa do Paraná será palco de uma homenagem especial aos 130 anos da Educação Adventista no Brasil. A sessão solene, proposta pelo deputado estadual Artagão Júnior (PSD), acontecerá na próxima terça-feira (30), às 18 horas, no Plenário, e reunirá autoridades, educadores, estudantes e representantes de instituições de ensino de todo o estado.
A celebração destaca uma trajetória que teve início em Curitiba, em 1º de julho de 1896, com a fundação do Colégio Internacional, considerado a primeira unidade educacional adventista do país. Atualmente, a rede se consolidou como a maior instituição privada de ensino confessional do Brasil e a segunda maior rede educacional cristã do mundo, presente em 165 países e responsável pela formação de mais de dois milhões de alunos.
A solenidade contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (Republicanos), além de diretores, vice-diretores, professores, servidores, alunos e demais representantes de 33 instituições adventistas de ensino do Paraná, entre colégios e faculdades.
Segundo Artagão Júnior, a homenagem reconhece a contribuição histórica da instituição para a educação e a formação de cidadãos ao longo de mais de um século. "Celebrar os 130 anos da Educação Adventista é reconhecer uma trajetória marcada pelo compromisso com a excelência no ensino, pela formação de cidadãos e pelos valores que ajudam a transformar vidas e a construir uma sociedade melhor. É uma justa homenagem a uma instituição que deixa um legado importante para o Paraná e para o Brasil", afirmou o parlamentar.
A solenidade também relembra personagens fundamentais para a consolidação da rede educacional no país. Entre eles, Stein Júnior (1871–1957), considerado um dos pioneiros do adventismo brasileiro. Fluente em cerca de 40 idiomas, ele foi o primeiro cidadão brasileiro batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia e aceitou o convite para atuar como professor do Colégio Internacional, em Curitiba, a primeira escola adventista do Brasil.
A escolha da capital paranaense levou em conta o processo inicial de expansão da igreja entre comunidades de imigrantes alemães no Sul do país, bem como sua posição estratégica entre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, fatores que a tornaram o local ideal para o início das atividades educacionais.
Atualmente, a Educação Adventista mantém 340 unidades escolares no Brasil e atende mais de 288 mil estudantes nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Reconhecida pela combinação entre excelência acadêmica, formação humana e valores éticos, a instituição se tornou uma das mais respeitadas redes educacionais do país.
Serviço:
Sessão Solene em homenagem aos 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Data: 30 de junho de 2026
Horário: 18 horas
Local: Plenário
Notícias Relacionadas
Sessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia maisEm reconhecimento ao serviço voluntário, Assembleia concede título de Cidadã Honorária do Paraná a Janice Gastaldon
Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) homenageou a presidente emérita da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner.
Leia maisAssembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário João Alves Anselmo na próxima quarta-feira (17)
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), acontece a partir das 18 horas, no Plenário do Legislativo.
Leia mais
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia mais