Rádio Destaque

Assembleia homenageia 150 anos da imigração polonesa no Paraná

16h42
por Cláudia Ribeiro
1 min de leitura
1.437 visualizações
Comunidade polonesa recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná. Foto: Dálie Felberg/Alep

Os 150 anos da imigração polonesa no Paraná   foram celebrados no plenário da Assembleia Legislativa por iniciativa do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) nesta terça-feira (7).  Integrantes da BRASPOL (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil) receberam certificados de menção honrosa do Poder Legislativo, tanto pela data, como pela preservação da cultura polonesa na capital e no estado, que tem a maior colônia de imigrantes poloneses do Brasil.  O  Paraná conta com cerca de um milhão de descendentes de poloneses. O primeiro estado em que a comunidade polonesa se fixou no Brasil foi Santa Catarina, no ano de 1869. Dois anos mais tarde, em 1871, transferiu-se para Curitiba. O primeiro bairro onde  os imigrantes se instalaram foi o Pilarzinho. Na época, eram 34 famílias vindas da região da Silésia. Hoje, a estimativa é de que 15% dos paranaenses são descendentes de poloneses.

Para Maria de Lourdes Kuchenny, vice-presidente da BRASPOL, é uma honra ter o reconhecimento da Assembleia.

(Sonora)

No discurso que fez na tribuna, ela fez questão de agradecer ao parlamento na língua original.

(Volta sonora)

 

 

Áudios

Compartilhar: