Assembleia Legislativa é iluminada com a cor do Agosto Lilás
Desde o início dessa semana, parte do Prédio Administrativo da Casa está iluminada com a cor lilás durante a noite para simbolizar a luta da violência contra a mulher.
A primeira semana do mês de agosto é dedicada às ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. O Agosto Lilás foi instituído no Paraná em 2019, a Lei Estadual nº 19.972, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (União) e garante a divulgação intensa da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006).
A iniciativa utiliza como símbolo da Semana do Agosto Lilás um laço de fita nessa cor, que é utilizado principalmente nas campanhas institucionais. Durante toda a Semana, o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis organizadas, promove campanhas de esclarecimento, ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando à divulgação da Lei Maria da Penha para o público em geral.
Desde o início dessa semana, parte do Prédio Administrativo da Assembleia Legislativa está iluminada com a cor lilás durante a noite para simbolizar a luta da violência contra a mulher.
A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cloara Pinheiro (PSD), destaca importância da legislação para conscientização da população paranaense, contribuindo na defesa das mulheres do Estado.
“Nosso trabalho na Procuradoria busca, além de acolher vítimas das mais diversas violências, conscientizar a população sobre a importância da denúncia e do apoio a essas mulheres. O Agosto Lilás reforça essa preocupação, trazendo ainda mais informações e medidas efetivas que garantem a segurança das nossas paranaenses”, afirma a Procuradora.
Segundo a pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 18,6 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência em 2022. Em média, as vítimas relataram ter sofrido quatro agressões ao longo do ano.
Notícias Relacionadas
Reabertura do Museu Histórico de Londrina é conquista para as futuras gerações, celebra deputado Tercilio Turini (MDB)
Parlamentar destacou que obras garantem segurança e condições adequadas para guardar e expor a memória do município.
Leia mais
Junho Verde: mês de conscientização e políticas públicas para o meio ambiente
Campanha instituída por iniciativa do deputado Anibelli Neto (MDB) estimula as políticas públicas de pre-servação ambiental.
Leia mais
Junho Violeta marca o combate à violência contra a pessoa idosa no Paraná
Campanha faz frente ao aumento dos homicídios de idosos, ao crescimento das denúncias de violência doméstica e ao envelhecimento da população paranaense.
Leia mais
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais