Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa promove primeiro dia de capacitação às procuradoras da mulher

A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Escola do Legislativo, e em parceria com a Procuradoria da Mulher, promoveu, hoje (12/11), o primeiro dia do Seminário de Capacitação às Procuradoras da Mulher. O presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), abriu o evento e ressaltou as ações do legislativo em prol das mulheres: “A Assembleia tem feito um papel importante em relação às mulheres. Nós aprovamos aqui o Código da Mulher, a criação de uma Câmara especializada no julgamento de casos de violência doméstica, temos a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa do Paraná, temos pela primeira vez, como primeira vice-presidente desta Casa, uma mulher e, a deputada Cloara como procuradora da mulher, abrindo as procuradorias em mais de 220 cidades do Paraná. Hoje é um seminário com as mulheres, com a Procuradoria da Mulher, com a Escola do Legislativo, mas o mais importante é o que a Assembleia tem feito pelas mulheres.”

A procuradora da mulher, a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) conduziu o evento. “Nós temos mais de 220 procuradorias e nós precisamos capacitar as nossas procuradoras. Junto com a Assembleia, nós fazemos um trabalho de família, de acolhimento, e dá para notar com a presença das nossas procuradoras.”

Participando da mesa de abertura, a deputada estadual Maria Victória (PP), 2ª secretária da Assembleia, falou sobre o encontro: “A Cloara tem feito um trabalho maravilhoso enquanto procuradora da mulher do estado do Paraná. Aqui estão reunidas todas as procuradoras para mais uma capacitação. É muito importante esse fortalecimento e também a participação feminina na política.”

O primeiro dia de seminário contou com a participação do Instituto Tecendo Afetos (Itea), um projeto criado com o objetivo de apoiar mulheres, sejam vítimas de violência doméstica ou mães atípicas. O grupo utiliza materiais reciclados para fazer bolsas, necessaires, cachepôs, e outros itens de decoração. O evento também contou com a participação de músicos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que executaram os hinos nacional e estadual.

A palestra magna foi feita pela primeira-dama do estado do Paraná, Luciana Saito Massa, que falou sobre a importância do olhar feminino em posições de poder. Comentando o evento, o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso se pronunciou: “É uma alegria estar novamente com a Procuradoria da Mulher realizando esse seminário. A ideia é capacitar as pessoas, porque muitas vezes existe esse sentimento de fazer o bem, em levar mais ações em prol da mulher, em combater a violência, mas muitas vezes falta conhecimento para intervir. Então a ideia é fornecer instrumentos para que eles sejam mais eficientes e efetivos no trabalho nos municípios.”

Entre as ouvintes, estava a vereadora Pricilla Bogo, procuradora da mulher no município de Jardim Alegre. A parlamentar comentou o evento: “É importante para levar conhecimento para os municípios e mostrar que é possível fazer parcerias com o Executivo. Eu já participei de várias capacitações e é importante conhecer outras vereadoras, saber o que funcionou para outros municípios e trocar informações.”

O seminário segue amanhã (13/11), a partir das 8h, com diversas palestras, entre elas, a da professora da Universidade Federal do Paraná Maria Tarcisa Silva Bega, a do vereador de Rio Azul Renato PK e a da defensora pública do Paraná Mariana Martins Nunes.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação