Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa reconhece atuação de mais de 200 influenciadores digitais paranaenses

Cerimônia destacou papel dos criadores de conteúdo como agentes de transformação e inclusão social.

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (30).
Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (30). Créditos: Orlando Kissner/Alep

Mais de 200 influenciadores digitais do Paraná foram homenageados na noite desta segunda-feira (30), no Plenário da Assembleia Legislativa. A sessão solene foi proposta pelo presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo deputado Ney Leprevost (União). “Os influenciadores digitais pagam impostos, geram empregos e renda, além de levarem informação de qualidade à população paranaense. Apenas no Paraná, já temos mais de R$ 500 milhões em investimentos e tributos pagos por esse setor”, afirmou Curi.

Ele também destacou o impacto da atividade no consumo. “Pesquisas apontam que quase 70% das pessoas decidem suas compras influenciadas por criadores de conteúdo. Isso mostra a força que eles têm não apenas no comércio, mas também na tomada de decisão da população”, disse. “Alguns trabalham na cultura, outros no esporte, na saúde ou em diferentes segmentos, sempre com objetivos específicos. Por isso, esta homenagem tem como principal significado valorizar esses profissionais, que ainda enfrentam rejeição em alguns setores, mas que merecem respeito e reconhecimento.”

O deputado Ney Leprevost (União) ressaltou a relevância dos profissionais que utilizam as redes sociais para promover o que o Estado tem de melhor. “Os criadores de conteúdo não apenas divulgam a cultura e o turismo dos municípios, mas também impulsionam a economia local. Eles acabam gerando uma quantidade considerável de renda, além de estimular o bom uso das redes sociais”, frisou.

A homenagem reconheceu influenciadores que atuam em diferentes áreas, como turismo, gastronomia, cultura, moda, curiosidades e saúde pública. “Todos os que estão sendo homenageados aqui hoje são os chamados influenciadores digitais do bem, pessoas que utilizam essa ferramenta extraordinária que a tecnologia nos proporciona para propagar boas práticas e ajudar quem mais precisa”, destacou Leprevost. Ele comentou ainda sobre o papel desses profissionais: “Hoje, muita gente fica sabendo de eventos, shows, peças teatrais, feiras e festivais gastronômicos através das redes sociais. Quem usa a rede social para o bem tem o nosso reconhecimento e a nossa gratidão.”

Influenciadores

O influenciador digital Alisson Spitzner, conhecido por compartilhar receitas, rotina e curiosidades em suas redes sociais, foi um dos homenageados. Natural de Ponta Grossa, ele relembrou o início da carreira, marcado por dificuldades e pela falta de engajamento. “Há cinco anos, eu tinha um sonho na internet e, em certo momento, achei que seria impossível. Não tinha visualização, não tinha seguidores. Mas confiei em Deus e, de repente, tudo mudou. Postei um vídeo, desliguei o celular e, quando voltei, tinha mais de 1 milhão de visualizações e quase 40 mil seguidores em apenas uma hora”, contou.

Para ele, o reconhecimento recebido no Parlamento representa muito mais do que uma conquista profissional. “É muito gratificante estar aqui hoje, recebendo este certificado pelo meu trabalho. Nunca imaginei que aquele jovem que trabalhava no mercado, há seis anos, estaria sendo homenageado na Assembleia Legislativa”, disse. Além de compartilhar sua rotina, ele ressalta que seu trabalho também é uma forma de valorizar o Paraná. “Eu gosto de mostrar minha cidade, Ponta Grossa, e também o nosso Estado. Saber que as pessoas se identificam com isso é maravilhoso”, completou.

“Fico muito grato pela abertura desta Casa, tão simbólica, para homenagear um papel tão relevante na atualidade, que é o do influenciador digital. Os influenciadores paranaenses têm hoje a missão de inspirar, motivar, formar e transformar. O impacto social desse trabalho é muito grande, e este reconhecimento é um gesto muito significativo do deputado Alexandre Curi e do deputado Ney Leprevost”, afirmou o relações públicas Gabriel Tomazoni. Para ele, a homenagem ressalta a relevância da atuação digital na comunicação e na formação de opinião, valorizando o impacto positivo que os influenciadores exercem na sociedade.

A influenciadora de moda e advogada Luisa Foresti também falou sobre sua trajetória nas redes sociais, iniciada há cerca de quatro anos, quando ainda estava no começo da faculdade de Direito. “Comecei criando conteúdo no meu lazer, porque gostava muito. A virada aconteceu quando marcas que eu sempre admirei começaram a me chamar. Foi nesse momento que percebi que o que eu fazia estava realmente se tornando um trabalho e levando minha carreira para outro patamar”, afirmou.

Segundo ela, a formação acadêmica contribui para sua atuação digital. “Consigo usar muito do que aprendi no Direito na minha atividade atual, principalmente em questões relacionadas a contratos e responsabilidades. Hoje trabalho como influenciadora, mas deixo em aberto a possibilidade de, no futuro, também exercer a advocacia”, disse. Sobre a homenagem, destacou estar muito feliz e honrada por estar no Poder Legislativo.

Na solenidade, a cantora e atriz Rafa Gomes interpretou o Hino Nacional. Ela ganhou notoriedade após ser finalista da primeira temporada do The Voice Kids, em 2016. Também participaram do evento a primeira vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), o diretor-geral da Casa, Wellington Dalmaz, e o ex-vereador Alexandre Leprevost, entre outros.

Legislação

No Paraná, a Lei nº 21.968/2024 criou a Semana Estadual do Influenciador Digital. A iniciativa deve ocorrer anualmente na última semana de novembro e visa valorizar as atividades desempenhadas por influenciadores digitais, conscientizar sobre o bom uso das redes sociais e da internet, além de promover a educação contra a disseminação de fake news.

De acordo com a legislação, assinada pelos deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Amaro (REP), o Poder Público poderá firmar parcerias com influenciadores digitais com a finalidade de ampliar o alcance da difusão de informações relevantes sobre saúde, educação, segurança e outros temas de utilidade pública. Caso sejam realizadas, essas parcerias deverão estar baseadas nos termos dos recursos de acessibilidade previstos na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação