A compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por meio da ação de micro-organismos. Esse processo transforma o resíduo orgânico em composto estabilizado, rico em húmus e nutrientes minerais, com atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados nas matérias primas, permitindo que seja utilizado como adubo.
Dentro das ações desenvolvidas pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Goura (PDT), no Junho Verde, será realizada uma oficina de compostagem para os servidores da Casa. A oficina acontece nos dias 17 e 24 de junho e será ministrada pela assessora parlamentar, Iracema Bernardes, e os participantes irão aprender a montar uma composteira caseira para reaproveitar os resíduos orgânicos (cascas de frutas e legumes).
“Os resíduos orgânicos são um problema grave e representam a metade do lixo doméstico que vai para os aterros sanitários. A compostagem é uma forma de resolver este problema. O ideal é tratar o lixo no local em que ele é produzido, neste caso, compostar em casa”, explica Goura.
A oficina vai acontecer no estacionamento da Assembleia, atrás do prédio dos gabinetes, a partir das 11 horas.