Assembleia sedia nesta terça-feira (30) evento sobre tratamentos para câncer avançado de mama
O Plenário da Assembleia Legislativa sedia nesta terça-feira (30), a partir das 9 horas, o I Ciclo de Debates sobre os Tratamentos de Câncer Avançado Realizados no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, proposto pelo presidente da Mesa Executiva da Casa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB), em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) será coordenado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
Os trabalhos, abertos por Traiano, terão início com o depoimento de uma paciente de câncer de mama metastático, seguindo-se palestras de vinte minutos sobre vários temas relacionados ao assunto. O mastologista Painait Kosmos Nicolao falará sobre “Quais tratamentos deveriam estar disponíveis no SUS, mas não estão”; Juceney Decaz, presidente da instituição Mão Amiga, tratará dos “Direitos fundamentais dos pacientes”; o defensor público estadual Carlos Regílio abordará “A realidade do paciente usuário do Sistema Único de Saúde”; e ao assessor de Relações Governamentais da FEMAMA Thiago Turbay, caberá expor as “Competências do Estado no acesso ao tratamento do câncer”.
Ao final das exposições está previsto um debate com a intermediação de Traiano e de Thiago Turbay. O encerramento contará com pronunciamentos de Tania Gomez, vice-presidente da FEMAMA e presidente do Instituo HUMSOL, e de Simone Cortes, presidente da Cascavel Rosa.
Notícias Relacionadas
Igreja Católica e lideranças religiosas do Paraná são homenageados na Assembleia Legislativa
Sessão solene teve como objetivo reconhecer a contribuição da Igreja Católica para a sociedade paranaense nas áreas social, educativa, cultural, missionária e de promoção da dignidade humana
Leia mais
Deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) enaltece união da fé cristã na 31ª Marcha para Jesus em Curitiba
"A Marcha leva às ruas aquilo que o nosso povo mais precisa: esperança, paz, alegria e fé", afirmou parlamentar.
Leia mais
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia mais
Dia da Pessoa com Visão Monocular fortalece debate sobre inclusão no Paraná
Lei estadual instituiu a data para ampliar a visibilidade sobre a deficiência sensorial e combater preconceitos.
Leia mais