NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h10
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
2 min de leitura
239 visualizações
Os processos do Tribunal de Contas (TC) deverão ser disponibilizados apenas na internet, assim que for colocado em prática o projeto de lei nº. 423/09 aprovado nesta segunda-feira (16) pelos deputados. Assim, não será mais utilizado papel para a tramitação de processos, comunicação de atos e transmissão de peças, a fim de evitar o desperdício e dar mais agilidade no trâmite.Conforme o projeto, o sistema eletrônico usado terá que ser preferencialmente a rede mundial de computadores com acesso ininterrupto, priorizando a padronização e contendo assinatura eletrônica em todos os atos processuais. O processo será regulamentado pelo Regimento Interno do Tribunal de Contas. Para evitar alterações, os documentos serão protegidos por sistemas de segurança de acesso e armazenados em meio que garanta a preservação e a integridade dos dados.A matéria recebeu uma emenda modificativa da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na qual estabelece que o TC mantenha periódico próprio, em meio eletrônico, disponibilizado em site oficial na internet, onde sejam publicados os atos e comunicações em geral. Além disso, a emenda determina que o conteúdo das publicações sejam assinados digitalmente, com base em certificado emitido por autoridade certificadora credenciada.A matéria foi aprovada em primeira discussão, na qual são analisadas a constitucionalidade e a legalidade da matéria. Mas, a medida ainda deve ser votada em três turnos de votação antes de ser enviada à sanção ou veto do governador Roberto Requião (PMDB).
Notícias Relacionadas
12:12
Deputado Marcelo Rangel (PSD) celebra aprovação do plano de carreira dos policiais penais do Paraná
O parlamentar foi o relator do projeto que promove o reenquadramento dos servidores, além de atualizar a tabela de salários para ingresso na carreira, e que tramitou em regime de urgência na ALEP.
Leia mais
10:01
Assembleia aprova projeto que institui Rota do Antigomobilismo no Paraná
Proposta de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (PL) busca fomentar o turismo e preservar a cultura automotiva no Estado.
Leia mais
09:34
Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da deriva de agrotóxicos no Paraná
Evento discutirá o projeto de lei 116/2021, que estabelece regras para a aplicação de agrotóxicos no Estado.
Leia mais
09:02
Filas de espera e mortalidade materno-infantil recuam na Saúde do Paraná, avalia deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD)
Parlamentar, que é líder do Bloco da Saúde, analisa prestação de contas (RDQA) da Sesa.
Leia mais