Audiência pública debaterá Operação Carne Fraca nesta terça-feira (11)
Evento acontecerá no Plenarinho da Alep, a partir das 9 horas, com a participação de inúmeras autoridades e representantes do setor produtivo.
Debater os reflexos e impactos da “Operação Carne Fraca” e buscar esclarecimentos técnicos a esse respeito são os objetivos da audiência pública que será realizada nesta terça-feira (11), a partir das 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Também fazem parte da organização do evento os deputados Nelson Luersen (PDT), da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas; Pedro Lupion (DEM), da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Anibelli Neto (PMDB), do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.
Segundo o deputado Marcio Pauliki, uma das principais razões para a Assembleia Legislativa convocar a audiência é o número de fábricas do Paraná citadas na investigação da Polícia Federal: de um total de 21 empresas, 18 estão localizadas em território paranaense. A “Operação Carne Fraca” causou desconfiança no mercado externo em relação à carne produzida no Brasil. Além disso, o desemprego tomou conta do mercado deste segmento. Três frigoríficos localizados Região Metropolitana de Curitiba e em Curitiba, e que foram alvos da Operação, demitiram, juntos, perto de 600 funcionários.
Diferentes setores envolvidos com o assunto foram convidados a participar da audiência, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a Emater, a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a Vigilância Sanitária Estadual, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Associação Paranaense de Suinocultura, Associação Paranaense de Supermercados, Associação Paranaense de Avicultura, Sindicato de Indústria de Carnes e Derivados do Estado, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal e Ministério Público estadual e Ministério Público federal.
A Operação Carne Fraca foi deflagrada no último dia 17 pela Polícia Federal e apura um suposto esquema de fraude na produção, fiscalização e comercialização de carnes, envolvendo pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A investigação teria encontrado indícios de adulteração de produtos e venda de carne vencida e estragada.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa debate importância e desafios dos artistas de rua
Encontro proposto pelo deputado Goura (PDT) aponta necessidade de aprimoramento de políticas públicas em favor da cultura popular
Leia mais
Arte de Rua é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quinta (16)
Leia mais
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) promove audiência pública para apresentação do monitoramento do PPA na Assembleia
Leia mais
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais