
Nesta sexta-feira (25), às 9h, é a vez da região de Londrina receber a audiência pública para discutir os desafios, perspectivas e alternativas da cadeia de reciclagem no Paraná. Proposta pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), o encontro será no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Essa é mais uma etapa das discussões em todo o estado para fomentar a reciclagem com gestores municipais de resíduos sólidos urbanos, especialistas e pesquisadores da cadeia da reciclagem, representantes das cooperativas e associações de catadores, do Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável. Em maio, a cidade de Maringá sediou o primeiro encontro.
“Nosso objetivo é reaquecer as políticas públicas e ações em prol da reciclagem no Paraná. Vamos juntar diversos atores responsáveis por coleta seletiva, separação, destinação, reutilização e gestão dos resíduos sólidos. Queremos, em conjunto, encontrar caminhos para melhorar os índices de reciclagem em todo o estado”, explicou Araújo.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), por ano, os paranaenses produzem quase 3 milhões de toneladas de lixo orgânico e reciclável (resíduos sólidos domiciliares e resíduos públicos urbanos). Deste volume, apenas 4,99% é efetivamente reciclado.
“Vai ser um momento importante para ouvir os segmentos envolvidos, colher e conhecer as demandas da região de Londrina, que depois iremos juntar num documento estadual sobre a cadeia da reciclagem”, completou.
A audiência pública é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do deputado.