
O BIM – Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, é uma das mais avançadas ferramentas tecnológicas aplicadas à gestão de obras públicas. Previsto na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021, art. 19, §3º), o BIM permite representações digitais integradas, oferecendo mais eficiência, transparência e economia em projetos de engenharia, arquitetura e infraestrutura.
Reconhecendo a importância dessa competência, a Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Logística, apresentou requerimento para incluir, entre suas competências, a promoção e o acompanhamento da adoção do BIM no setor público.
O requerimento foi apresentado pelo coordenador da Frente, deputado estadual Fabio Oliveira, com a assinatura dos demais membros do colegiado.
“A inclusão do BIM entre as competências da Frente é um avanço estratégico. Estamos falando de mais eficiência, mais transparência e maior controle sobre recursos públicos. O BIM representa o futuro da construção civil e da infraestrutura inteligente, e queremos que o Paraná lidere esse processo”, afirmou Fabio Oliveira.
Parceria
A Frente atua em parceria com o setor produtivo e com instituições técnicas e representativas, como o CREA-PR, o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e o G7 Paraná, que reúne as principais entidades empresariais do estado. Essa articulação garante que as políticas públicas debatidas e defendidas estejam alinhadas com as reais necessidades da sociedade e da economia paranaense.
Fazem parte da Frente Parlamentar os deputados Adão Litro, Alexandre Curi, Alisson Wandscheer, Cobra Repórter, Fabio Oliveira, Hussein Bakri, Jairo Tamura, Delegado Jacovós, Luiz Claudio Romanelli, Mabel Canto, Marcelo Rangel, Moacyr Fadel, Ney Leprevost, Pedro Paulo Bazana, Tercilio Turini e Reichembach.