Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Campanha da Fraternidade é debatida na Assembleia, em defesa da vida e dos diferentes biomas

Tema da campanha deste ano mobilizou lideranças da Igreja Católica, de setores ligados à proteção do meio ambiente e do movimento social.


O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu na manhã desta terça-feira (28) uma audiência pública para debater a Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a criação”. O encontro, proposto pelos deputados Péricles de Mello e Professor Lemos, ambos do PT, contou com a participação de membros da Arquidiocese de Curitiba, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Centro de Estudos Bíblicos de Curitiba, da Cáritas Brasileira, do Movimento dos Atingidos por Barragens e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

De acordo com Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha deste ano tem como objetivo dar ênfase à diversidade de cada bioma brasileiro e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Ainda segundo a CNBB, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior de cada cristão. “Isso nos convida a juntar as forças de entidades e lideranças e trabalhar em conjunto. Essa campanha nos exige uma visão ecológica mais integral e não fragmentada. Ou nos salvamos juntos, ou morremos juntos”, disse o teólogo João Santiago, coordenador da Campanha da Fraternidade 2017 na Arquidiocese de Curitiba.

Para o deputado Péricles de Mello, o tema da Campanha da Fraternidade 2017 vem de encontro com a crise que humanidade vive em relação à ânsia de setores da economia de aumentar seus lucros. “Com essa fome de produtividade alguns setores avançam sobre a natureza. O desmatamento da Amazônia, por exemplo, avançou significativamente nos últimos dois anos. E não é só no Brasil. No mundo inteiro acontece esse tipo de coisa. Por isso a escolha do tema é importante e é fundamental sua discussão”, afirmou o parlamentar.

O deputado Professor Lemos ressaltou que o tema escolhido pela CNBB não atinge apenas a comunidade cristã, mas também a todos os brasileiros. “Aqui no Paraná, por exemplo, temos a Mata Atlântica que já está muito devastada. É preciso defender os demais biomas do Brasil, defender o meio ambiente acima de tudo. O que se propõe é a defesa da Casa Comum, como escreveu o Papa Francisco”, disse. “Além disso, hoje debatemos aqui os efeitos das construções de barragens, da aplicação de agrotóxicos na produção de alimentos e outros impactos. São discussões que dialogam com a Campanha da Fraternidade de 2017”, conclui o Professor Lemos.

 

Áudio não disponível no momento.



 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação