CCJ emite pareceres a oito projetos de lei

31/05/2016 16h43 | por Kharina Guimarães
Podcast
 (Descrição do áudio))

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná emitiu parecer favorável para oito projetos de lei e três emendas de plenário na reunião desta terça-feira (31). O destaque foi para dois projetos, uma na área da saúde e outro no setor de transportes, que dominaram os debates.

Um dos projetos que mais gerou discussão foi a proposta do deputado Jonas Guimarães (PSB), que beneficia idosos com idade igual ou superior a 60 anos com transporte gratuito em linhas coletivas intermunicipais. O relator, deputado Tiago Amaral (PSB), apresentou parecer contrário por considerar que a medida poderia causar um desequilíbrio financeiro e os valores seriam repassados para os outros usuários.

Sonora

O deputado Nereu Moura (PMDB) apresentou um voto em separado favorável ao projeto e acatou a sugestão do deputado Felipe Francischini (SD) de apresentar emenda para que a medida atingisse apenas novos contratos. O parecer do relator foi rejeitado por seis votos contra cinco e, diante da polêmica em torno do assunto, Moura retirou o voto em separado.

Sonora

Dessa forma, o deputado Gilson de Souza (PSC) foi designado como novo relator do projeto e deve elaborar novo parecer para ser votado pela comissão.

Outro projeto de lei que recebeu voto em separado é o da deputada Maria Victoria (PP), que determina que unidades de saúde credenciadas ao SUS e a rede privada ofereçam leito separado para as mães de natimorto e mães com óbito fetal. O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) considerou a despesa que a medida pode gerar e o fato da proposta ser de prerrogativa do Executivo para apresentar o voto contrário.

Já o relator do projeto, deputado Tiago Amaral, emitiu parecer favorável com emenda, excluindo as unidades públicas da proposta.

Sonora

Os pareceres não entraram em votação devido ao pedido de vistas feito por Francischini. Na reunião desta terça-feira foram aprovados ainda os pareceres a projetos que concedem reajuste de 9,28% nos vencimentos dos servidores do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública e ao projeto que institui benefícios para incentivar o aproveitamento de energia elétrica produzida por microgeradores e minigeradores.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação